Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Andrade Gutierrez admite ter pago ilegalmente contas de campanha de Dilma

Repasses por meio de contratos simulados com agência de comunicação chegaram a 6 milhões de reais, segundo executivos da empreiteira.

há 8 anos

Andrade Gutierrez admite ter pago ilegalmente contas de campanha de Dilma Em depoimento prestado depois de firmar acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato, executivos da Andrade Gutierrez afirmaram que pagaram ilegalmente despesas de campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010, de acordo com reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo. A segunda maior empreiteira do país teria simulado contratos de 6 milhões de reais com a agência de comunicação Pepper para repassar verbas à campanha que elegeu Dilma. Até agora, onze executivos da empresa foram ouvidos. Ainda segundo os executivos, as dívidas de campanha foram quitadas a pedido do governador mineiro Fernando Pimentel (PT).

A Pepper Interativa é uma agência de comunicação que presta serviços ao PT. Em 2010, desempenhou papel decisivo na campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República, quando fez de tudo um pouco: da produção de conteúdo e organização da militância nas redes sociais ao pagamento, com dinheiro vivo, do aluguel do imóvel de luxo que servia de bunker para a coordenação petista. De coadjuvante, a Pepper passou a protagonista, tornando-se uma ferramenta imprescindível para a solução de vários problemas. Vitorioso na eleição, o PT retribuiu a ajuda recebida e garantiu à agência contratos milionários custeados com recursos públicos.

Conforme revelou VEJA, nos chamados "anexos" da delação premiada, que resumem os tópicos principais da colaboração, o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, afirmou que a pressão por dinheiro, em pleno ano eleitoral de 2014, partiu do então tesoureiro da campanha petista, Edinho Silva, hoje ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e de Giles Azevedo, ex-chefe de gabinete e atual assessor especial de Dilma Rousseff. A mensagem, segundo o executivo, era clara: se a Andrade Gutierrez não se engajasse mais efetivamente na campanha petista, seus negócios com o governo federal e com as empresas estatais estariam em risco em caso de vitória de Dilma. Em outras palavras, o executivo, preso em junho do ano passado pela Operação Lava-Jato, relatou o que entendeu como um achaque.

A pressão do alto comando da campanha de Dilma Rousseff sobre a Andrade Gutierrez tinha uma explicação. Os petistas reclamavam que a empreiteira, embora fosse detentora de grandes contratos no governo e em estatais, vinha apoiando a candidatura do tucano Aécio Neves. A queixa se transformou em ameaça. A Andrade acabou abrindo os cofres. De agosto a outubro, a empreiteira doou oficialmente 20 milhões de reais ao comitê de Dilma. A primeira contribuição, de 10 milhões de reais, se deu nove dias após Edinho Silva visitar Otávio Azevedo na sede da empreiteira - àquela altura, a Andrade já havia repassado mais de 5 milhões à campanha de Aécio e não tinha doado ainda um centavo sequer ao comitê petista.

Nas investigações da Lava Jato, não é a primeira vez que Edinho Silva é acusado de pressionar empreiteiras a dar dinheiro para a campanha. Alvo de um inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal, ele já havia aparecido nesse mesmo papel na delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da UTC. Até aqui, a menção a Giles Azevedo é tida como um dos pontos mais sensíveis da delação, justamente por seu potencial de dano à presidente da República. De todos os auxiliares de Dilma Rousseff, ele é o mais próximo da presidente. É dos poucos autorizados, no governo e fora dele, a falar em nome da petista.

Lula - Azevedo decidiu ainda narrar aos investigadores segredos envolvendo o ex-presidente Lula, conforme reportagem de VEJA. Ele planeja dizer que a antiga Telemar, que foi rebatizada de Oi, comprou cerca de 30% da Gamecorp, por 5 milhões de reais, em 2005, a pedido de Lula. Naquela época, o presidente sabia que o banqueiro Daniel Dantas apresentara uma oferta para se tornar sócio da Gamecorp. Como queria Dantas longe de seu filho e de seu governo, o petista, segundo Azevedo, pediu aos donos da Telemar/Oi, entre eles a Andrade Gutierrez, que apresentassem uma oferta agressiva de compra dos papéis da empresa de seu primogênito. Assim foi feito. Três anos depois dessa transação, o governo Lula mudou a legislação para permitir que a Telemar/Oi se fundisse com a Brasil Telecom, sob o pretexto de criar um gigante brasileiro no setor de telecomunicações. Azevedo confidenciou a advogados e executivos que, após essa segunda transação, viabilizada graças à mudança da legislação feita sob medida por Lula, sócios da Gamecorp e integrantes do governo começaram a exigir mais ajuda financeira da Andrade Gutierrez. Pressionada, a empreiteira, por meio da Oi, passou a contratar periodicamente serviços da própria Gamecorp. Serviços que, conforme Azevedo, não eram necessários.

Assim, estabeleceu-se um canal permanente de repasse de dinheiro para Fábio Luís e seus sócios - entre eles, Fernando Bittar e Jonas Suassuna, proprietários formais do sítio em Atibaia que é usado como refúgio por Lula e que, tal qual o tríplex no Guarujá, teve parte de sua reforma paga pela OAS. A assessoria de imprensa da Oi confirmou que a empresa contrata regularmente serviços da Gamecorp, mas se recusou a fornecer os valores dos contratos. Na campanha presidencial de 2014, integrantes da chapa de Dilma Rousseff chegaram a reclamar dos desembolsos da Andrade Gutierrez, acusando Azevedo de ser um tucano enrustido. Ele desabafou com um amigo: "O PT não pode reclamar depois de tudo o que fiz por eles". Azevedo disse que a pressão partia do ministro Edinho Silva, então tesoureiro da campanha à reeleição, e de Giles Azevedo, ex-­chefe de gabinete e atual assessor especial da presidente. Como se sabe, a parceria com a empreiteira transformou Fábio Luís, outrora um monitor de zoológico, num empresário de sucesso.

Fonte: VEJA

  • Publicações462
  • Seguidores769
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1428
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/andrade-gutierrez-admite-ter-pago-ilegalmente-contas-de-campanha-de-dilma/310372896

Informações relacionadas

Ministério Público Federal
Notíciashá 5 anos

Operação E o Vento Levou apura desvios e outros crimes em empresas de energia de MG

Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CRIMINAL (ACR): APR XXXXX-05.2016.4.01.4302

19 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

o TSE é formado por ministros do STF e STJ, logo, tá explicado... continuar lendo

Não podemos esquecer dos advogados do PT indicados e nomeados ministros do TSE em todos esses anos de Lula e Dilma: Admar Gonzaga, Henrique Neves e Luciana Lócio (e só fazem rodízio entre eles desde então - fiéis na lide). continuar lendo

A delação de Delcidio do Amaral cairá como uma bomba no Planalto, inclusive, apontando o Sr. Lula como mandante do oferecimento de vantagem para a fuga de Nestor Cerveró. Aguardemos os próximos episódios... continuar lendo

E assim, Dilma continuará presidente e Lula continuará a inventar problemas mentais para não responder por seus atos ilícitos.
O filho pródigo do Lula continuará sendo um grande empresário de sucesso e todos seremos felizes, como qualquer outro otário seria.
O que falta mesmo? continuar lendo

Só p/lembrar, já que a OI está no noticiário depois de instalar uma antena proximo ao sitio de Atibaia (que não é do Lula) :

09/11/2012 - Fôlha de São Paulo:
Até então estagiário num zoológico de São Paulo,Fábio Luis Lula da Silva,filho mais velho de LULA...virou empresário c/ a abertura da "Game Corp em 2004, um ano após o pai assumir a presidencia da republica.A empresa produzia conteúdo (?) para Tv. e Internet.
Em 2005 a Game Corp recebeu aporte (?) da TELEMAR (atual OI) de R$5,2 milhões de reais.Após o investimento, o então pres.Lula assinou um decreto"permitindo"a fusão da Telemar com a Brasil Telecom originando a OI, o que antes disso era proibido por lei.Em entrevista o presidente Lula justificou que seu filho atraiu o investimento por que era o"Ronaldinho"dos negócios.O caso foi investigado pela CPI dos Correios.Em julho de 2005, o ministério público federal abriu investigação para apurar suspeitas de trafico de influència na transação.Em 2008 o MPF apontou indicios de crime e transformou a investigação em inquérito civil.Em agôsto de 2012,o MPF concluiu que não houve tráfego de infuència ou prejuizo para os sócios da concessionária de serviços publicos, e determinou o"arquivamento"do inquérito civil.NENHUM depoimento foi tomado.O MPF apenas enviou pedidos de informações às GAME Corp, Á TELEMAR e ao BNDEs.
O advogado Roberto Teixeira (amigo pessoal de Lula), defendeu a Game Corp no inquérito.Saliente-se que o pedido de informações enviado a Game Corp só foi"respondido"04 anos depois, e isso, por que um estágiário do MPF fêz um resumo da situação e constatou essa"lacuna" para seus superiores.
Esse é o Lula, defendendo e ajudando seus filhos em detrimento da população brasileira. continuar lendo

Aquilo que o PT propagandeia:Bala ! continuar lendo

O triste de tudo isso é quando um ptralha passa os olhos num texto desse e ainda tem o descaramento de dizer que é tudo mentira. E olha que não poucos que se fazem de loucos ou ignorantes, como o sindicalista santo. continuar lendo

Tenho pra mim que essa doenças que o pessoal estão inventando desse tal de ZIKA e só para tirar o foco da imprensa direcionado ao LULA e Dilma emfim da TURMA DO PT isso sim ta sendo uma doença para o nosso PAIS o LULA sempre tem um argumento quando aparece alguma coisa ligado a ele Ex: o sitio de Atibaia e agora os dois pedalinho que esta ancorado lá com os nomes dos dois netos dele isso e mais que provável gente só sego não vê que esse Sitio e dele e o TRIPLEX também Imprensas e jornalistas deixa de focar no ZIKA vamos focar em quem em vez de nós ajudar esta e afundando o nosso pais tanta corrupção tanta falcatrua que me entristece. continuar lendo