Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Apenas declaração de hipossuficiência é suficiente para que seja concedida assistência judiciária gratuita

Publicado por Enviar Soluções
há 5 anos


Para que a parte seja beneficiada com a assistência judiciária gratuita basta a afirmação de não estar em condições de arcar com as custas do processo e os honorários advocatícios, sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família. Esse foi o entendimento adotado pela 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) ao negar provimento ao recurso da Fundação Universidade Federal do Amapá (Unifap) contra a sentença que concedeu o benefício a um aluno da Instituição em um processo que trata sobre emissão de certificado de conclusão de curso.

Em seu recurso contra a sentença do Juízo da 2ª Vara da Seção Judiciária do Amapá, a instituição de ensino alegou que o aluno não jaz jus ao benefício.

Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal Francisco de Assis Betti, destacou que, de acordo com o disposto na Lei nº 1.060/1950, para que a parte seja beneficiada com a assistência judiciária gratuita basta a afirmação de não estar em condições de arcar com as custas do processo e honorários advocatícios, sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família, cabendo à outra parte afastar tais alegações mediante prova inequívoca em contrário, o que, na hipótese, não ficou demonstrado.

Além do mais, segundo o magistrado, “a jurisprudência desta Corte é firme no sentido de que é considerado pobre, para os fins da Lei 1.060/50, o litigante que percebe rendimentos não superiores a dez salários mínimos e, no caso, o rendimento bruto mensal dos impugnados, noticiado nos autos principais, está bem abaixo de 10 salários mínimos vigentes à época do pedido de assistência judiciária”.

A decisão foi unânime.

Processo nº: 0001839-24.2011.4.01.3100/AP

(Fonte: TRF1)

________________________________________________

LEIA TAMBÉM:

1) Ex-dono de carro não responde por IPVA mesmo se deixou de comunicar venda

2) INSS é condenado a conceder benefício de aposentadoria por idade a trabalhador rural boia-fria

3) É realmente possível acumular aposentadoria e pensão por morte do INSS?

_________________________________________________

Manual Prático Processo Civil 2019 - vem, de forma inovadora, objetiva e prática trazer aos advogados o auxílio necessário para os atuantes na esfera cível

Peças Recursais Cíveis 2019 - Todos os Recursos + Praticidade e Confiança na hora de redigir suas argumentações - CONFIRA!


  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2139
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apenas-declaracao-de-hipossuficiencia-e-suficiente-para-que-seja-concedida-assistencia-judiciaria-gratuita/682282261

Informações relacionadas

Tribunal Superior do Trabalho
Súmulahá 54 anos

Súmula n. 463 do TST

Dilson Pedro dos Santos Junior, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Agravo de Instrumento Justiça Gratuita

DECISÃO: Apenas declaração de hipossuficiência é suficiente para que seja concedida assistência judiciária gratuita

Lucas F. D. Labronici, Advogado
Modeloshá 2 anos

Agravo de instrumento contra decisão de negou a justiça gratuita

Fabrício Alencar, Advogado
Modeloshá 5 anos

Declaração De Hipossuficiência

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O texto é ótimo, pena que na prática, muitos juízes desconsideram essa presunção, exigindo provas objetivas da hipossuficiência, infelizmente. continuar lendo

Na prática, especialmente aqui no TJSP, os juízes tem exigido documentos para comprovação da hipossuficiência, e estas decisões tem sido mantidas pelo TJ. esquecem os juízes que além das custas processuais, existe o custo dos honorários sucumbenciais, cujo risco de pagamento impede o acesso à justiça aos mais pobres. continuar lendo