Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Após 62 ligações de cobrança, cliente recebe R$ 6,5 mil de operadora

Com processo por danos morais, consumidor afirma que fatura já havia sido paga.

Publicado por Fabricio Venâncio
há 8 anos

Aps 62 ligaes de cobrana cliente recebe R 65 mil de operadora

Um cliente da operadora Vivo de Vitória, no Espírito Santo, declarou ter recebido, no período de 12 dias, 62 ligações por uma fatura que já havia sido paga. Após entrar com um processo por danos morais, ele foi indenizado em R$ 6,5 mil pela empresa.

O cliente explicou que a conta de telefone do mês de dezembro de 2015 venceria no dia 26, que caiu em um sábado. Por conta das festas de fim de ano, o pagamento só foi efetuado no dia 29 do mesmo mês.

Mesmo assim, o consumidor passou a receber cobranças por telefone de pessoas que diziam ser atendentes de telemarketing a serviço da Vivo. Do dia 7 de janeiro até 18 de janeiro, contabilizou 62 ligações. Alguma delas, segundo ele, foram recebidas após as 23h.

Acordo

Após entrar com um processo na Justiça contra a operadora por danos morais, uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 1º de março. Mas, antes mesmo que ela acontecesse, a Vivo entrou em contato com o cliente para fazer uma proposta. O acordo entre as partes foi homologado no dia 18 de abril.

Ao portal G1, a operadora - que possui reputação "Não Recomendada" no Reclame AQUI - disse que “sempre respeita os horários conforme a legislação”.

O que diz o CDC

O Código de Defesa do Consumidor considera, segundo o artigo 71º, infração "utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo". Além disso, a cobrança não pode interferir no trabalho, descanso ou lazer do consumidor, sob pena de detenção de três meses a um ano de multa.

Caso tenha passado por uma situação parecida, procure um órgão de defesa do consumidor e registre sua queixa no Reclame AQUI!

Fonte: G1

- See more at: http://noticias.reclameaqui.com.br/noticias/apos-receber-62-ligacoes-de-cobranca-cliente-levar6-5-...

  • Sobre o autorAdvogado. Comentarista
  • Publicações36
  • Seguidores59
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações923
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-62-ligacoes-de-cobranca-cliente-recebe-r-6-5-mil-de-operadora/356031087

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Além do Reclame Aqui, como bem salientou o Dr. Fabricio Venâncio, outro meio de reclamar é na Agência Reguladora responsável pelo assunto que você deseja reclamar, como no presente caso a reclamação seria feita na ANATEL, por se tratar de telefonia, sendo que a empresa reclamada teria 05 dias úteis para responder a reclamação.
Ou ainda, de forma mais geral, há também o portal "https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1467312033070", em que há um ranking de reclamações respondidas e do nível de satisfação dos reclamantes, que fica exposto de forma pública, o que incentiva a competitividade do mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao consumidor.
Na plataforma "consumidor.gov.br" o prazo para resposta da reclamada são 10 dias, e o consumidor pode avaliar a satisfação da resposta em 20 dias. continuar lendo

Fabricio Venâncio
7 anos atrás

Prezado Victor, muito obrigado por enriquecer a temática apresentada com seu comentário. Quanto mais opções nós, consumidores, tivermos maior a chance de algum êxito. continuar lendo

Fico feliz em contribuir! Um abraço! continuar lendo