Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Aposentada vai receber medicamento não fornecido pelo SUS

Tratamento de urgência é necessário para a portadora de osteoporose senil

Publicado por Perfil Removido
há 3 anos



A juíza substituta da vara única da comarca de Botelhos, Larissa de Carvalho Santa Rosa, determinou que o Estado de Minas Gerais ofereça tratamento com a adequada medicação recomendada pelos médicos para uma aposentada portadora de osteoporose senil. Ela entrou com pedido de tutela de urgência na Justiça porque não tem condições de adquirir o remédio “Prolia Denosumabe”, não fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Justiça, a aposentada argumentou que, por causa da doença, pode sofrer fraturas na coluna vertebral, pelve, ossos longos e costelas, por isso a necessidade do tratamento de urgência. A medicação impede a perda óssea em pacientes com osteoporose submetidos a tratamentos de câncer, tornando os ossos mais fortes e menos suscetíveis a quebra.

O Estado de Minas Gerais alegou que o medicamento não é fornecido pelo sistema público de saúde e que possui outros remédios equivalentes com a mesma eficácia no tratamento da osteoporose.

A juíza Larissa de Carvalho Santa Rosa ressaltou que é obrigação do Estado assegurar às pessoas sem recursos financeiros o acesso aos meios necessários para a cura, controle ou abrandamento de suas enfermidades.

Sobre a alegação de que existe alternativa terapêutica para o tratamento da doença, a magistrada considerou relatório médico anexado ao processo. Segundo o documento, outros medicamentos já tinham sido indicados à aposentada e não deram resultados satisfatórios.

Processo nº 5000039-50.2019.8.13.0084 .

Fonte: https://www.souzacastroadvogados.adv.br/post/aposentada-vai-receber-medicamento-não-fornecido-pelo-s...

Dr. Paulo Castro

(62) 993578231 WhatsApp

Souza Castro Advogados Associados

  • Publicações26
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações36
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentada-vai-receber-medicamento-nao-fornecido-pelo-sus/1242729914

Informações relacionadas

TSA Tenorio da Silva Advocacia, Advogado
Artigosano passado

Prolia® (Denosumabe) pelo plano de saúde: como obter

Endireito Ciências Jurídicas
Modeloshá 6 anos

Minuta de Contrarrazões a Apelação de Sentença Procedente de Medicamentos de Alto Custo.

COAD
Notíciashá 9 anos

Serviço judicial evoluiu com alterações da Emenda Constitucional 45/2004

Petição Inicial - TJSP - Ação de Obrigação de Fazer (Fornecimento de Medicamento - Prolia 60Mg/Ml ) c/c Pedido de Liminar - Procedimento do Juizado Especial Cível

Fernanda Nakasima, Advogado
Modeloshá 2 anos

Obrigação de Fazer - Fornecimento de Medicação de Alto Custo com Tutela de Urgência

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)