Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Aposentados, pensionistas e militares inativos com câncer têm Direito à isenção do IRPF, mesmo quando curados

Publicado por Fabricio Klein
há 2 anos

A isenção de imposto de renda às pessoas diagnosticadas com câncer (neoplasia maligna de qualquer natureza) é um Direito constante no Art. XIV e XXI da Lei 7.713/1988.

Assim, contribuintes que recebem proventos de aposentadoria, pensão e militares inativos (tanto os reformados quanto os da reserva remunerada) e tenham sido acometidos por carcinomas, melanomas e quaisquer outros tipos de neoplasia maligna têm Direito à isenção do IRPF, independentemente do tempo transcorrido desde o diagnóstico.

Um exemplo a respeito consta no Acórdão relativo ao Mandado de Segurança Cível nº 70084242965, do Primeiro Grupo de Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e de Relatoria do Desembargador Ricardo Torres Hermann, no qual ficou estabelecido que não é viável estabelecer um prazo de validade para a isenção tributária decorrente de neoplasia maligna, porque “(…) o entendimento jurisprudencial construído é o de que a ausência de sintomas, por provável cura, não enseja a revogação da isenção, inclusive porque a finalidade desse benefício é aliviar o sofrimento e os encargos financeiros decorrentes da moléstia grave.

Mais exemplos de que a isenção abrange todos os tipos de neoplasias malignas constam na jurisprudência do TRF1, TRF4 e TJSC, que nos processos nº 10038483120194013400, 50112430320204040000 e 03086834520178240023 reconheceram o Direito à isenção baseados na ocorrência de câncer de pele.

Além disso, é importante informar que a Lei 7.713/1988, relativa ao Imposto de Renda, também assegura o Direito à isenção aos portadores de outras doenças, como cardiopatias, cegueira, AIDS/HIV e alienação mental, desde que devidamente comprovadas através de documentação médica.

Diante disso, quando constatada alguma das doenças que autorizam a isenção tributária, a Justiça determina a restituição dos tributos pagos desde quando o contribuinte recebeu o diagnóstico da doença, observado o prazo máximo de 5 anos.

A isenção e eventual restituição se destina, também, aos aposentados e pensionistas de planos privados (PGBL e VGBL) e das Fundações e Fundos próprios de pensão.

  • Sobre o autorAdvogado Especializado em isenção do Imposto de Renda com atuação nacional.
  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações132
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentados-pensionistas-e-militares-inativos-com-cancer-tem-direito-a-isencao-do-irpf-mesmo-quando-curados/1387295513

Informações relacionadas

Aline Vasconcelos , Advogado
Notíciasano passado

TJDFT reconhece direito de mulher curada de câncer de mama à isenção do imposto de renda

Petição Inicial - Ação Isenção

Waneska Leticia Sarmento, Advogado
Modeloshá 4 anos

Restituição e Pedido de Isenção de Contribuição Previdenciária

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 14 anos

Neoplasia maligna gera isenção de IR mesmo a militar da reserva remunerada

Bruno Mesko Dias Advogados, Advogado
Artigoshá 7 anos

Isenção de imposto de renda do militar

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)