Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Atenção Trabalhador , para não perder prazo , para ajuizar ação trabalhista : PRAZO DE 2 ANOS

prescrição bienal trabalhista , trabalhador FIQUE ATENTO!

Direito Garantido: prescrição trabalhista

As cláusulas de um contrato de trabalho devem ser cumpridas corretamente. Mas, às vezes, isso não acontece. Nessas ocasiões, tanto o profissional como o empregador podem recorrer à Justiça para garantia dos direitos trabalhistas.

No entanto, é preciso ficar atento aos prazos. Você sabe o que é a prescrição trabalhista? Esse é o tema do quadro Direito Garantido de hoje.

Leia abaixo a transcrição da reportagem:

REPÓRTER - A prescrição é a perda do direito de ação após o decorrer de um determinado tempo. Ou seja, quando alguém tem um direito violado, surge um prazo para solicitar a reparação na Justiça. Se, após esse período, a solicitação não for formalizada, há a prescrição trabalhista.

O prazo de prescrição está previsto no artigo , inciso XXIX, da Constituição Federal, e no artigo 11 da CLT. As normas estabelecem que a parte deve solicitar a compensação em até cinco anos contados a partir do fato em que houve a violação do direito trabalhista. Mas, atenção! Se o contrato de trabalho for extinto, o prazo para pedir a reparação é de apenas dois anos após o fim do contrato.

A súmula 308 do TST estabelece ainda que respeitado o prazo bienal após a extinção do contrato de trabalho, a prescrição da ação trabalhista se refere às pretensões imediatamente anteriores a cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação.

Por exemplo, um empregado que tenha ultrapassado a jornada de trabalho, mas não recebeu as horas extras. Sendo assim, ele tem um prazo de cinco anos para solicitar a reparação. No entanto, se o profissional for dispensado neste período, entra em vigor o prazo de dois anos. Nesse caso, o trabalhador pode requerer as verbas trabalhistas referentes aos cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação.

FONTE URL SITE TST NOTÍCIAS ;

https://www.tst.jus.br/radio-destaques/-/asset_publisher/2bsB/content/direito-garantido-prescrição-t...

para Maiores Informações CONTATE : TEL ZAP OU TELEGRAM DDD 21 972883642

NOTÍCIAS ADVOGADO MARCOS ROGER sites : advmarcosroger.com.br ou advmarcosroger.blogspot.com

Reportagem: Ana Luíza Badu Locução: Pablo Lemos

  • Sobre o autorJean-Jacques Rousseau “o ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe”
  • Publicações71
  • Seguidores36
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações130
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atencao-trabalhador-para-nao-perder-prazo-para-ajuizar-acao-trabalhista-prazo-de-2-anos/1126903866

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)