Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Autismo: direito ao tratamento pelo plano de saúde

Tratamento de Autismo custeado pelo Plano de Saúde!

O judiciário determinou que uma operadora de plano de saúde autorize, sem limitação quantitativa das sessões, o tratamento indicado a uma criança portadora do espectro autista (TEA) conforme técnica/método estipulado nas prescrições médicas.

Após a família receber a recomendação para a estimulação multidisciplinar de acordo com o modelo Aba/ Denver, com fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, neuropsicopedadoga e psicóloga, em 15 sessões semanais, o plano de saúde negou a cobertura do tratamento, sob motivo de que o tratamento solicitado não está listado no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e por isso a negativa quanto à cobertura. A criança iniciou apenas sessões de psicologia e neuropsicopedagogia, duas vezes por semana.

Recente decisão no STJ determinou que os beneficiários de planos de saúde portadores do TEA de todo o país passam a ter direito a número ilimitado de sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para o tratamento de autismo. Ainda que, além deles, os beneficiários diagnosticados com doenças e problemas que se referem aos Transtornos Globais do Desenvolvimento devem ser atendidos em determinada técnica/método/abordagem indicado pelo médico assistente.

“Os planos de saúde podem até estabelecer as doenças que terão cobertura, mas não o tempo de tratamento para a cura de cada uma delas.” Reitera o juiz.

Quando a negativa do plano de saúde costuma ser abusiva, nasce, portanto, o direito de o paciente pedir uma liminar contra o plano de saúde na Justiça, para que receba o tratamento indicado pelo médico. (Dr. Bruno Peçanha, Advogado Especialista em Direito da Saúde e Direito Médico).

Diante decisão judicial, o atendimento deverá ser custeado pelo plano de saúde sob pena de multa diária de R$ 500, limitada a R$ 200 mil, em caso de descumprimento.

Caso você ou algum familiar tenha recebido prescrição médica para realização de tratamento médico não constante no Rol da ANS e recebeu a negativa do plano de saúde, busque a ajuda de nossos advogados especialistas em direito da saúde!

Atuação e Serviços | Blog | Liminar contra o plano de saúde | Liminar contra o plano de saúde: negativa de cirurgia | Pedido Liminar para tratamento médico quando não houver previsão no Rol da ANS Taxativo | Criança com autismo terá tratamento ABA completo custeado pelo plano de saúde, após ingressar com ação judicial


Nosso escritório tem atuação especializada em Direito da Saúde e Direito Médico. Já auxiliamos centenas de consumidores a obterem através da justiça os seus tratamentos médicos necessários, possuindo, portanto, vasto conhecimento técnico e prático em ações judiciais contra planos de saúde.

Por: OCP


Bruno Peçanha Advocacia Especializada em Saúde | contato@brunopecanha.com.br | (11) 98365-0312 | www.brunopecanha.com.br

  • Publicações163
  • Seguidores41
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações107
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/autismo-direito-ao-tratamento-pelo-plano-de-saude/1631065935

Informações relacionadas

Dalisson Miranda, Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação contra plano de saúde que negou tratamento a criança autista por inexistência de profissional habilitado na rede credenciada (com modelo)

Vitor Henrique da Veiga, Advogado
Notíciashá 7 meses

Isenção de IPVA para pais e mães de crianças autistas.

Plano de Saúde é condenado por negar internação de beneficiário

Raquel Tedesco, Advogado
Notíciashá 7 anos

Autismo e planos de saúde: saiba os direitos do seu filho

Reativação do Plano de Saúde, após cancelamento por inadimplência

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)