Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Auxílio-acidente concedido a segurado atropelado fora do expediente

O auxílio-acidente é devido ao filiado quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas permanentes que impliquem redução da capacidade de exercer a sua ocupação habitual.

há 5 anos

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região determinou que o INSS implantasse o auxílio-acidente após o término do prazo do recebimento de auxílio-doença de um segurado, em 45 dias. O auxílio-acidente é devido quando o segurado padece, após acidente não relacionado ao trabalho, de sequela irreversível, que reduz a capacidade de exercer a ocupação habitual.

O autor da ação judicial era auxiliar de produção em uma fábrica de móveis e foi vítima de um atropelamento em 2007, do qual recebeu auxílio-doença por dois meses. Após esse prazo, requereu auxílio-acidente, o que foi negado pelo INSS e deu ensejo ao ajuizamento da ação judicial. A sentença também negou, mas ele recorreu ao tribunal.

No tribunal, o relator do caso apontou que o auxílio-acidente é devido ao filiado quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas permanentes que impliquem redução da capacidade de exercer a ocupação habitual. No caso, o perito identificou que, em decorrência do acidente sofrido, com fratura do tornozelo esquerdo, o segurado ficou com sequelas irreparáveis.

O pagamento do benefício deve retroagir à data em que cessou o auxílio-doença (maio de 2007) acrescido de juros e correção monetária.

Processo 50256846720174049999/TRF

Notícia https://www.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=noticia_visualizar&id_noticia=13785

Leia também sobre: A fila do INSS e a demora na aposentadoria.

por Gilberto Andreatta Maia

  • Publicações16
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações441
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auxilio-acidente-concedido-a-segurado-atropelado-fora-do-expediente/748053579

Informações relacionadas

Fabricio Ferri, Advogado
Artigoshá 3 anos

É possível a cumulação de auxílio-acidente com aposentadoria?

Ian  Varella, Advogado
Notíciashá 6 anos

Acidente de trajeto: quando o empregador pode ou não ser responsabilizado

Aranega Prade Gerber Advogados, Advogado
Artigoshá 6 anos

Certeza, liquidez, exigibilidade e exequibilidade

Tribunal Superior do Trabalho
Notíciashá 6 anos

Gari receberá indenização por danos materiais cumulativamente a auxílio-doença

Kaio Melo, Estudante de Direito
Modeloshá 4 anos

(Modelo) Habeas Corpus - Com Pedido de Liminar

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)