Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024

Casa da Moeda tem imunidade tributária em serviços prestados em regime de exclusividade

Para o ministro Nunes Marques, Estado do Rio de Janeiro deve restituir valores cobrados indevidamente nos últimos cinco anos.

Publicado por Ponto Jurídico
há 5 meses

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela imunidade tributária recíproca da Casa da Moeda do Brasil (CMB) quanto aos serviços prestados em regime de exclusividade, como a fabricação de papel moeda e moeda metálica e impressão de selos postais. A decisão se deu na Ação Cível Originária (ACO) 2107, de autoria da Casa da Moeda. O relator também determinou a restituição dos valores pagos indevidamente durante os cinco anos antes do ajuizamento da ação.

Monopólio

A Casa da Moeda é uma empresa pública federal responsável por serviços públicos diversos, de prestação obrigatória e exclusiva do Estado, realizando parte das suas atividades em regime de monopólio.

Na ação, a CMB pede a imunidade tributária recíproca quanto aos serviços prestados em regime de exclusividade e a devolução dos valores pagos indevidamente ao Estado do Rio de Janeiro, que cobrou imposto sobre importação de maquinário para impressão de cédulas.

Alegou que a isenção não é limitada aos impostos de competência do Rio de Janeiro, mas abrange impostos federais, estaduais, municipais e distritais, não havendo tratamento diferenciado para os entes federados.

Decisão

O ministro Nunes Marques destacou na decisão a competência do STF para dirimir controvérsias entre União, Estados e Distrito Federal, inclusive suas entidades da Administração indireta, desde que os conflitos apresentem potencial risco de lesar o pacto federativo.

A decisão apresenta jurisprudência do Tribunal no sentido da imunidade tributária dos serviços prestados pela Casa da Moeda em nome da União. Para ele, cabe ao Fisco do estado comprovar que o maquinário não é utilizado em atividades em regime de monopólio – o que não consta no processo. Leia aqui a íntegra da decisão. Fonte: STF

  • Publicações1403
  • Seguidores250
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações44
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/casa-da-moeda-tem-imunidade-tributaria-em-servicos-prestados-em-regime-de-exclusividade/2111640467

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 5 meses

STF inclui Revisão da Vida Toda na pauta de julgamentos para fevereiro de 2024

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Notíciashá 5 meses

Juiz suspende leilão de imóvel por indícios de assinatura falsa em notificação

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 5 meses

Incentivos tributários da Zona Franca de Manaus não se estendem a empresas fora de seu perímetro

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 8 meses

Não é possível realizar pesquisas no Simba e no Coaf para fins de execução civil

Nascimento & Peixoto
Notíciashá 5 meses

Saiba quais os direitos dos trabalhadores demitidos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)