Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Juiz suspende leilão de imóvel por indícios de assinatura falsa em notificação

Publicado por Rafael Rocha Filho
há 4 meses

Por José Higídio

Uma eventual constatação de assinatura falsa pode afastar a validade de procedimentos de consolidação de propriedade e outros atos de execução extrajudicial de contratos de financiamento imobiliário.

Assim, a 1ª Vara Federal de Goiânia determinou, em liminar, a suspensão de um processo de execução extrajudicial de um contrato do tipo — o que inclui o leilão do imóvel.

O autor contou que assinou o contrato de financiamento imobiliário com a Caixa Econômica Federal em 2015. Ele pagou as prestações até 2022, quando ficou sem condições financeiras. Mais tarde, descobriu que seu imóvel estava sendo levado a leilão, mesmo sem ter assinado qualquer notificação.

À Justiça, ele apontou que a notificação para quitação da dívida, constante no cartório, foi assinada por um terceiro. Também mostrou que a assinatura divergia bastante daquela presente nos seus documentos oficiais, como carteira de habilitação, procuração judicial e o próprio contrato de financiamento. Já a Caixa disse não ser possível confirmar a falsidade da assinatura.

O juiz Paulo Ernane Moreira Barros constatou que as assinaturas contidas nos documentos informados pelo autor realmente são diferentes da apresentada na declaração de notificação. Para justificar a liminar, o magistrado ressaltou a possibilidade de consolidação da propriedade em nome da Caixa e de leilão extrajudicial.

A defesa foi feita pelo advogado Rafael Rocha Filho, do escritório Rocha Advogados.

Leia mais em: Conjur.


Se puder, me segue aqui no Jus pra acompanhar meus próximos artigos e recomende a leitura clicando no 👍🏻 lá em cima.

Gostou desse artigo? Se você quiser, compartilha comigo nos comentários o que você achou sobre essa decisão.

Rafael Rocha Filho é advogado, especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas, com atuação em demandas de pessoas e empresas em Empréstimos Bancários, Financiamentos Imobiliários, Processos de Execução, Execução Fiscal, Revisionais de Contratos, Ações de Indenização, Busca e Apreensão de Veículos e Leilões de Imóveis.

Site: www.rochadvogados.com.br

  • Sobre o autorAdvogado - Especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas
  • Publicações209
  • Seguidores1345
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações77
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-suspende-leilao-de-imovel-por-indicios-de-assinatura-falsa-em-notificacao/2111564905

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 4 meses

STF inclui Revisão da Vida Toda na pauta de julgamentos para fevereiro de 2024

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 4 meses

Casa da Moeda tem imunidade tributária em serviços prestados em regime de exclusividade

Decisão Judicial Condena Vizinhos a Pagarem Indenização por Perturbação do Sossego

Gustavo Ferrari Advocacia, Advogado
Artigoshá 3 anos

Bloqueio, Cancelamento e Ban em redes sociais

Nicole Rebello, Advogado
Modeloshá 2 anos

Usucapião Extraordinário

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)