Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Julho de 2024
    Adicione tópicos

    Cobrança de Taxa de Abertura de Crédito é ilegal

    há 12 anos

    Taxas bancárias ilegais, como a Taxa de Abertura de Crédito (TAC), continuam a ser cobradas dos clientes, especialmente em financiamentos de veículos. Especialistas orientam o consumidor a reclamar

    A cobrança da Taxa de Abertura de Crédito (TAC), ou qualquer outro nome que lhe seja dado, é ilegal e o consumidor tem que reclamar. “Direito só se conquista no exercício”, afirma a professora e colunista do jornal O Povo (de Fortaleza), Amélia Rocha. Destaca que até mesmo quando a pessoa é coagida a aceitar, para não perder o negócio, tem a proteção do código de Defesa do Consumidor (CDC).

    Explica que o artigo , inciso V do CDC, é muito claro quando diz que o consumidor tem direito à revisão contratual nos casos de prestações desproporcionais ou em razão de fatos supervenientes, como doença grave, perda de emprego etc, que as tornem excessivamente onerosas.

    A professora completa que é nula de pleno direito a cláusula que estabeleça qualquer obrigação que possa ser considerada abusiva ou que coloque o consumidor em desvantagem exagerada (artigo 51, inciso IV do CDC). A especialista ressalta que a remuneração dos serviços bancários decorre - ou deve decorrer - dos encargos cobrados.

    “As despesas com a verificação do cadastro do consumidor estão, ou deveriam estar, inseridas nos custos do serviço, no risco e na estrutura do negócio”. Mais grave ainda, segundo Amélia Rocha, é “financiar” a TAC, embuti-la no valor do empréstimo e fazer um só calculo dos encargos sem avisar o consumidor. “Neste caso, além de ser cobrado indevidamente está sendo obrigado a “pagar financiado” o que não deve. E não adianta mudar o nome, deixar de chamar TAC e continuar uma taxa com a mesma natureza, o mesmo motivo.

    O que o CDC proíbe é a “vantagem exagerada” é a duplicidade de modo que não importa o nome, mas o motivo”.

    Defesa do consumidor

    Mas o que fazer se os bancos e financeiras continuam a infringir a lei? Segundo a gerente jurídica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Maria Elisa Novais, o consumidor pode contatar primeiramente a instituição financeira a qual fez o financiamento e pedir esclarecimento sobre as tarifas cobradas, já que é direito do consumidor o acesso a todas informações, de forma clara e precisa.

    “Caso não consiga amigavelmente resolver o problema, pode entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor e fazer a reclamação também no Banco Central”, completa.

    Amélia Rocha reforça que se a pessoa não conseguir resolver com o fornecedor, nem administrativamente no órgão de defesa do Consumidor,deve constituir advogado, se puder pagar. Caso contrário, deve recorrer à Defensoria Pública.

    “O mais importante é que o consumidor esteja consciente do que está pagando e peça o detalhamento das prestações, dos juros e de todos os encargos cobrados”, afirma,ressaltando que o consumidor também deve exigir, e ler, o contrato antes de assinar.

    TAC

    A Tarifa de Abertura de Crédito, na contratação de financiamentos, por exemplo, não pode mais ser cobrada desde 30 de abril de 2008. Mas os bancos/financeiras não deixaram de cobrar, usando este ou outro nome.

    Fonte: Site opovo.com.br

    • Publicações3773
    • Seguidores105
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39091
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobranca-de-taxa-de-abertura-de-credito-e-ilegal/3033096

    Informações relacionadas

    Nathalie Amoroso, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Tarifa de Abertura de Crédito / TAC – o que é e o que significa

    Jeferson Vieira Alves, Administrador
    Artigoshá 9 anos

    A diferença entre Tarifa de Abertura de Crédito e Tarifa de Cadastro

    Matheus Grillo Pasquino, Advogado
    Artigosano passado

    A ilegalidade da cobrança de TAC nos contratos bancários.

    Superior Tribunal de Justiça
    Súmulahá 8 anos

    Súmula n. 565 do STJ

    Tribunal Regional Federal da 3ª Região
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF-3 - APELAÇÃO CÍVEL: ApCiv XXXXX-22.2015.4.03.6105 SP

    7 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Tabata Souza Neves
    2 anos atrás

    Uma imobiliária fez um documento de entrada de um imóvel e meu marido assinou, e nesse documento diz que se ele desistir ele perde o valor que no caso é 10.000 agora ela está dizendo que esses 10.000 foi para aumentar o score do meu marido e ele conseguir fazer o financiamento do imóvel, não sabemos como agir e não perder esse dinheiro. Pode me ajudar? continuar lendo

    Estou pegando um empréstimo e a empresa cobrou esse tac o q fazer devo paga ow isso é errado deve procurar um advogado continuar lendo

    Impossível fazer as instituições financeiras realizarem a retirada da TAC (3%) eu sempre pago em empréstimos, pois dizem que todos pagam. continuar lendo

    Costa Lima
    2 anos atrás

    Gostaria de saber em qual instituição você conseguiu realizar seu empréstimo com sucesso. continuar lendo

    Pode ser cobrado para fazer um empréstimo continuar lendo