Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Cobrança indevida de Impostos gera dever de indenizar, diz TJ-SP.

Governo inscreveu valores em Dívida Ativa, mas fez isso de forma indevida e agora terá que indenizar o Contribuinte.

Publicado por Allan Fernandes Costa
há 11 meses

O TJ-SP confirmou a sentença que condenou a Fazenda do Estado de São Paulo a indenizar um motorista por um débito indevido de Imposto inscrito em dívida ativa.

Dívida Ativa é quando um órgão do Governo, registra que você deixou de pagar algum tributo, e agora pode ser cobrado judicialmente.

O autor da ação, recebeu uma cobrança de IPVA do Estado de São Paulo, e comprovou que era indevida, em razão disso, será compensado em R$ 7 mil a título de danos morais.

De acordo com o processo, a autoridade fazendária de São Paulo alegou que o motorista havia cometido fraude. No entanto, as provas apresentadas não sustentaram essa alegação.

O Juiz, afirmou que não havia nada nos autos que indicasse uma residência no estado de São Paulo, tornando indevida a cobrança e a inclusão do débito na dívida ativa. O dano moral decorre da ação coercitiva realizada em benefício do credor, e, portanto, ele deve ser responsável por reparar os danos sofridos pelo autor.

Veja também:

Contas e Bens Bloqueados por Dívida Ativa - O que fazer?
Execução Fiscal contra empresa encerrada
Execução Fiscal - Cobrança contra sócio de Empresa.
Holding Familiar - Como funciona e porque dizem que é blindagem patrimonial!

Opinião -> Essa decisão é muito importante. Porque coloca uma responsabilidade no Governo quanto a cobranças indevidas. Geralmente, as Execuções Fiscais descumprem as regras de proteção de seu patrimônio, bloqueiam a sua conta, por exemplo, de forma indevida, e com isso sendo documentado, após encerrar o processo, a pessoa poderá cobrar uma indenização desse bloqueio indevido do Governo e assim equilibrar a justiça.

Você ficou com alguma dúvida? Está passando por essa situação ou gostaria de conversar com um especialista? Clique aqui e fale com um Advogado Especialista que irá te atender!


  • Sobre o autorAdvogado e Entusiasta do Direito, Professor voluntário.
  • Publicações381
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações40
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobranca-indevida-de-impostos-gera-dever-de-indenizar-diz-tj-sp/1884358219

Informações relacionadas

Marcus Vinicius Schulz Brandes, Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação Declaratória de Inexistência de Débito C/C Cancelamento de protesto e Pedidos de Danos Morais, com pedido de Tutela Provisória de Urgência

Evans Hossel Araújo Lima, Advogado
Modeloshá 6 anos

MODELO - Ação Declaratória de Inexigibilidade de tributos Cumulada com Repetição de Indébito

Hévyla Pereira, Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação de Repetição de Indébito c/c Indenização de Danos Morais por Cobrança Indevida

Petição Inicial - TRF03 - Ação Declaratória de Repetição de Indébito - Procedimento Comum Cível - contra Uniao Federal - Fazenda Nacional

Petição Inicial - TJSP - Ação Exceção de Pré-Executividade - Executado Homônimo - Execução Fiscal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)