Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Comentários às novas Orientações Jurisprudenciais do TST - OJ 372: art. 58, § 1º da CLT

    há 16 anos

    Orientações Jurisprudenciais da SDI-1

    372. MINUTOS QUE ANTECEDEM E SUCEDEM A JORNADA DE TRABALHO. LEI Nº 10.243 , DE 27.06.2001. NORMA COLETIVA. FLEXIBILIZAÇÃO. IMPOSSIBILIDADE.

    A partir da vigência da Lei nº. 10.243 , de 27.06.2001, que acrescentou o § 1º ao art. 58 da CLT , não mais prevalece cláusula prevista em convenção ou acordo coletivo que estabelece o limite de 5 minutos que antecedem e sucedem a jornada de trabalho para fins de apuração das horas extras.

    NOTAS DA REDAÇÃO

    A Constituição Federal , ao tratar dos direitos sociais prevê como direito do trabalhador, em seu art. , XIII a "duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho ".

    Nestes mesmos termos, o art. 58 da CLT cuida do horário de trabalho, dispondo que:

    Art. 58 . A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

    De plano, uma distinção deve ser feita. Duração do trabalho não se confunde com a jornada de trabalho. Essa última deve ser compreendida como o lapso de tempo que o empregado permanece à disposição do empregador, ainda que não efetivamente exercendo as suas atividades (aguardando ordens). Por outro lado, o horário de trabalho compreende os momentos de início e término do trabalho.

    O cerne da OJ em comento se relaciona com os pequenos atrasos ou adiantamentos no início ou no término do horário de trabalho.

    Hoje, o tema é tratado expressamente pelo § 1º do dispositivo supra, segundo o qual "não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários ".

    Trata-se de disposição inserida pela Lei 10.243 /01, oriunda da jurisprudência trabalhista, cujo fundamento principal é o princípio da razoabilidade. Entende-se que, pela própria condição de pessoa humana é impossível exigir do trabalhador que se apresente ou deixe a empresa exatamente no mesmo horário.

    Nessa linha de raciocínio, considerou-se que, em grandes empresas o normal é que, na hora de entrada e de saída, o normal é que se forme fila para passar o cartão de ponto, realidade essa que não pode prejudicar o trabalhador. Assim, deve-se estabelecer uma faixa de tolerância, que, de acordo com a norma, é de 5 minutos, tanto na entrada, quanto na saída, excedente esse que não será computado para fins de horas extras.

    Ora, se esse é o texto legal, porque da OJ 372?

    A finalidade dessa orientação é, exatamente, evidenciar que o tratamento da matéria se dá, exclusivamente, pelo art. 58 , § 1º da CLT , não sendo necessário a sua previsão em acordo ou norma coletiva do trabalho. De tal forma, as cláusulas de acordo ou convenção coletiva que, antes da Lei 10.243 /01 regulamentavam o assunto perderam eficácia, prevalecendo, apenas, o disposto no diploma celetista.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15363
    • Seguidores876049
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2389
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comentarios-as-novas-orientacoes-jurisprudenciais-do-tst-oj-372-art-58-1-da-clt/360646

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Seção II. Da Jornada de Trabalho

    Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região TRT-24 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX-87.2016.5.24.0071 MS

    Roberto Moreira, Estudante de Direito
    Artigoshá 8 anos

    Minha sogra morreu! Tenho direito a licença?

    Marceli Rodrigues, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Atestado médico durante as férias do empregado suspende ou interrompe o período?

    Filipe Pessoa de Albuquerque, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Descontos permitidos na rescisão

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)