Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Comportamento Ilegal: Justiça Federal obriga Banco do Brasil a pagar alvarás de levantamento

Publicado por Enviar Soluções
há 6 anos


A 20ª Vara Federal Cível da Justiça Federal concedeu liminar, nesta quinta-feira (27/9), obrigando o Banco do Brasil a pagar alvarás de levantamento de advogados após pedido da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Na ação, a OAB-DF alegou que a comunidade do Distrito Federal, por si próprio ou seus advogados, tem sofrido com comportamento abusivo praticado pelo banco, como demora em horas para prestar atendimento ao recebimento e coleta de dados de alvarás judiciais para pagamento imediato emitido pela Judiciário do Distrito Federal.

Além disso, haveria problema na concessão de prazo de 48 horas para pagamento dos valores mínimos solicitados para levantamento por meio de alvará judicial e obrigatoriedade de depósito dos valores somente nas contas indicadas, ainda que com formal indicação de outras por parte do destinatário do valor.

Probabilidade do Direito

Na decisão, a juíza Adverci Rates afirmou que a probabilidade do direito decorre de expressa previsão legal, onde destacou que, se tratando de agências bancárias, o tempo razoável de atendimento será de até 20 minutos em dias normais e até 30 nos dias de pagamento de pessoal, dia de vencimento de contas de concessionárias, de tributos e em véspera ou após feriados prolongado.

"Há, ainda, diversas notícias narrando ocorrência recente de situações similares por todo país, repetidas ao longo dos anos, causando inegável dano ao advogado ao perder horas e horas nas agências bancárias apenas para conseguir o levantamento de um simples alvará, fato que lhe subtrai precioso tempo que seria dedicado a suas ocupações habituais e evidencia inegável violação ao preceito legal, supramencionado, cuja mens lege tem como intuito garantir que as instituições bancárias tratem com o devido respeito os usuários de seus serviços", explicou.

Para a magistrada, não se mostra razoável a prática dos estabelecimentos bancários "movidos pelo interesse em reduzir os custos de suas operações reduzindo o número de funcionários, transferir para o usuário os ônus dessa decisão".

Para a OAB-DF, o atendimento bancário na entrega dos alvarás judiciais aos advogados, seja relacionado aos seus honorários ou créditos de seus constituintes, deve ser tratado de modo prioritário porque representa verbas de natureza essencialmente alimentar, e o Banco do Brasil não estava dando o atendimento adequado ao caso, fazendo com que a OAB-DF se manifestasse judicialmente para obrigar o respeito às leis e prerrogativas dos advogados.

De acordo com o advogado Fernando Bontempo, conselheiro da OAB-DF, a decisão é motivo para comemorar. “Comemoramos bastante a liminar obtida junto à Justiça Federal que garante o atendimento nos termos da lei. Vamos continuar lutando para garantir que essa decisão não seja apenas mantida, mas efetivamente cumprida, favorecendo milhares de advogados e seus respectivos clientes”, destacou.

O presidente da OAB-DF, Juliano Couto, considerou a ação mais uma vitória em favor da advocacia. “Ganha ainda mais importância quando tratamos do ato final das ações, de pagamento e percepção de honorários”, disse.

Uniformização

Em maio, a Corregedoria Nacional de Justiça uniformizou procedimentos referentes ao levantamento de depósitos judiciais para evitar prejuízos de difícil reparação a qualquer das partes envolvidas em processos.

De acordo com o Provimento 68, de 3 de maio de 2018, as decisões que deferem pedido de levantamento de depósito condicionam-se necessariamente à intimação da parte contrária para, querendo, apresentar impugnação ou recurso. O provimento se estende a todos os ramos da Justiça, tais como Federal, estadual e do Trabalho.

Ainda conforme o normativo, o levantamento somente poderá ser efetivado dois dias úteis após o esgotamento do prazo para recurso.

Depósito judicial é a “guarda” do valor discutido no processo em uma conta bancária antes da decisão final da ação. Ele pode ser utilizado em qualquer processo em que esteja sendo discutida uma obrigação de pagamento de uma parte à outra, sempre que o juiz entender que há risco de o pagamento, ao final, não ser efetivado ou se a própria parte optar por depositar o valor discutido como forma de garantia do juízo.

Clique aqui para ler a decisão.

(Por Gabriela Coelho /Fonte: Conjur)

________________________________________________

LEIA TAMBÉM:

1) TJ-RJ afasta súmula do"mero aborrecimento"e concede indenização

2) Direitos Ilusórios: enganos comuns sobre os direitos do consumidor - Por Carlos Rangel

3) Compra de Carro com Isenção - ICMS só será concedido a cada 4 anos na compra de carro para PCD

_________________________________________________

CURSO DE ATUALIZAÇÃO NOVO CPC com os melhores processualistas do País - Instituto de Direito Contemporâneo - Confira!!
CURSO PRÁTICO PJE - APRENDA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SOBRE O PJE NO CONFORNTO DA SUA CASA OU NO SEU ESCRITÓRIO!!CONFIRA!!
  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3327
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comportamento-ilegal-justica-federal-obriga-banco-do-brasil-a-pagar-alvaras-de-levantamento/632082128

Informações relacionadas

OAB-BA obtém liminar que determina pagamento de alvarás no Banco do Brasil em até 48h

Peçahá 2 anos

Petição Inicial - TJPA - Ação de Restituição de Depósito Bancário Errado com Pedido de Tutela de Urgência - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Itau Unibanco

Petição Inicial - TJSP - Ação Alvará Judicial - Alvará Judicial - Lei 6858/80

Petição Inicial - TJMS - Ação de Restituição de Depósito Bancário Errado com Pedido de Tutela Antecipada - Procedimento Comum Cível - de Northern Capital

Petição Inicial - TJBA - Ação Alvará Judicial para Liberação de Valores Vinculada a Conta Bancária - Alvará Judicial - Lei /80 (74

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bela vitória dos colegas do DF..
Aqui em BH no Bradesco fui mal atendido pelos prepostos e gerentes que sequer conhecem um Formal de Partilha para levantamento de valores em conta,
Banco despreparado para atender advogados.
São especialistas mesmo em "vender dinheiro no consignado aos pobres aposentados"..isso sim,são eficientes como presenciei no dia. continuar lendo

não só consignados, consignados, cheque especial, etc..... todos com venda casada de seguro de vida feitos pelos gerentes.Já está na internet o golpe dos seguros de vida (que não são pagos) que os Bancos fazem, seguros estes que precisam de uma declaração de saúde perfeita assinada pelo correntista Nem precisa ir ao google, tem como apor assinatura via pdf, e com word. AH! só a partir de 2012 o Banco Central autorizou o Banco do Brasil a ter conta-salário, aliás, é o ÚNICO Banco que tem a modalidade: conta-corrente-salário. Quando for a uma agencia do BB leve um dicionário e mostre que você português continuar lendo

Quero ver como será o comportamento de uma Agencia de autoritária Instituição que funciona no Forum Trabalhista de Manaus daqui a alguns dias quando estarei fazendo o levantamento de mais um Alvará.
No penultimo, foi um horor, o caixa, verdadeiro "senhor feudal" da unica Agencia, trata o advogado que não o reverencia com desdem, grosseria e ainda abusa do prazo para disponibilizar uma "merreca", constante do Alvará como se ele fosse o dono absoluto do Banco. É uma desfaçatez o tratamento dispensado a um advogado naquela Agencia por parte daquele péssimo Servidor. continuar lendo