Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024

Comprei um imóvel em leilão, mas ele está ocupado.

O que fazer?

Publicado por Isabela Cardoso
há 3 anos


Esse não é um problema, principalmente se você não precisa ocupar a propriedade imediatamente. Aliás, esse é um dos pontos favoráveis para quem tem condições de esperar um pouquinho para ter a posse do imóvel. Os bens nessas situações tendem a ter preços mais atrativos em decorrência do prazo diferenciado para sua ocupação.

Os prazos para a desocupação podem variar bastante, podendo ser imediato, ou durar alguns meses, dependendo do tipo de ação e da negociação.

O processo de desocupação, independentemente ser for por leilão judicial ou extrajudicial inicia-se após a homologação do mesmo, o que pode demorar uns 10 dias. Com a homologação e a confirmação do pagamento do arremate - que envolve o valor do lance e a comissão do leiloeiro-, o juiz da Vara Cível que acompanhou o leilão emitirá uma Carta de Arrematação ou Mandado de Entrega. Esses documentos permitem que o comprador faça a transferência definitiva da propriedade. Um advogado da sua confiança poderá acompanhar o processo, uma vez que ele conhece os caminhos para a solicitação da carta.

Em posse da carta, o comprador deverá realizar o registro no Cartório de Imóveis, garantindo que o bem virou sua propriedade. Nesse ponto, os trâmites para a desocupação do imóvel podem assumir caminhos diferentes, principalmente se forem realizados por um juiz (quando judicial) ou por um advogado (quando extrajudicial).

No caso de um leilão judicial, o comprador deverá pedir ao juiz uma ordem de Imissão de posse para que haja a determinação de despejo, que ficará por conta da justiça.

  • Mas o que seria imissão na posse?

Imissão na posse resumidamente falando é uma ação possessória indireta o qual nada mais é que um pedido ao juiz para entrar na posse do imóvel.

  • Quando acontece o leilão é judicial?

O leilão judicial acontece quando alguém deixa de pagar uma dívida e por isso tem os bens penhorados pela Justiça, perdendo a posse de suas propriedades, que serão leiloadas

  • E o leilão Extrajudicial?

Os leilões extrajudiciais são feitos por bancos e outras organizações financeiras. O motivo é o mesmo: o não pagamento de uma dívida do antigo proprietário.

Antes de qualquer medida judicial, o melhor a se fazer é tentar um diálogo.

Tenha em mente que uma briga judicial nunca é a solução mais rápida e fácil nem para você nem para o antigo proprietário. Nesse sentido, a melhor maneira de proceder a uma desocupação é encontrar um equilíbrio, algo que seja bom para ambos.

Em muitos casos, uma medida simples pode tornar o processo de desocupação mais ágil e menos doloroso para o antigo proprietário.

Isabela Cardoso, Advocacia Judicial e Extrajudicial, escritório especializado em Direito Imobiliário, Condominial, Família & Sucessões, Extrajudicial. consultoriaisabelacardoso@gmail.com Instagram:@isabela.cardosoadv e @cardosoapoiojuridico

  • Sobre o autorEspecialista,Dto de Família/Sucessões/Dto Imobiliário/Consultora Extrajudicial
  • Publicações4
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações96
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comprei-um-imovel-em-leilao-mas-ele-esta-ocupado/1176056285

Informações relacionadas

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 2 anos

Diversas hipóteses de ação de imissão de posse

Modeloshá 4 anos

Modelo de Petição com Pedido de Levantamento de Depósitos Judiciais via Transferência Bancária

Thiago Machado de Moura, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Petição de Expedição de Mandado de Imissão na Posse

Fernando Camilo Ramalho, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Ação de Usucapião Extraordinário

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

A morte do agente extingue a punibilidade a qualquer tempo? - Denise Cristina Mantovani Cera

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)