Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Concurso Público para Defensor Público da União 2ª Categoria - 2007: improbidade administrativa

    há 14 anos

    Concurso Público para Defensor Público da União 2ª Categoria - 2007

    Resolução da Questão 147 de Direito Administrativo

    Julgue os itens a seguir.

    147. Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    NOTAS DA REDAÇAO

    Improbidade administrativa é o designativo técnico para conceituar corrupção administrativa, ou seja, o que é contrário à honestidade, à boa-fé, à honradez, à correção de atitude. O ato de improbidade, nem sempre será um ato administrativo, poderá ser qualquer conduta comissiva ou omissiva praticada no exercício da função ou fora dela. Neste sentido a Lei 8.429/92, também conhecida como Lei do "colarinho branco", dispõe que:

    Art. 5º Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa , do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano. (grifos nossos)

    Há naConstituição Federall de 1988 diversos dispositivos que tratam da improbidade, como o artigo144,9ºº (cuida da improbidade administrativa em período eleitoral), artigo155, V (veda a cassação de direitos políticos, permitindo apenas a suspensão em caso de improbidade), artigo855, V (tipifica a improbidade do Presidente da República como crime de responsabilidade) e artigo377,4ºº (dispõe algumas medidas aplicadas em caso de improbidade).

    Já na Lei842999/92 há as seguintes modalidades de atos de improbidade:

    1) enriquecimento ilícito (art. 9º) 2) dano ao erário (art. 10) 3) violação à princípio da Administração (art. 11)

    Com relação as penas de suspensão dos direitos políticos e a perda da função pública previstas nos incisos I, II e III do art. 12 da Lei 8.429/92, só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória (art. 20).

    No que tange ao ressarcimento ao erário, dispõe o aludido art. 5º que ocorrendo lesão ao patrimônio dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

    Diante do exposto, a alternativa está correta .

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876147
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concurso-publico-para-defensor-publico-da-uniao-2-categoria-2007-improbidade-administrativa/2204961

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    O que se entende por improbidade administrativa?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)