Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024

Condomínio não pode expulsar moradora, por comportamento antissocial - Julgamento TJ/SP.

há 3 anos

Essa semana, saiu a publicação de um inusitado julgamento que ocorreu no Tribunal de Justiça de São Paulo, o qual proibiu um determinado Condomínio de expulsar uma moradora antissocial.

O condômino antissocial é aquele morador que insiste em uma conduta desrespeitosa e nociva à paz dos demais moradores do Condomínio.

O processo objeto da notícia em análise, se trata de uma ação proposta por um Condomínio, visando a exclusão de uma determinada condômina, sob o fundamento de que ela tem conduta antissocial.

O proprietário do imóvel também figurou como réu da ação.

A sentença julgou a ação improcedente, sob fundamento que o Código Civil não prevê pena de expulsão para o morador antissocial, mas sim aplicação de reiteradas multas.

Diante da sentença, o Condomínio propôs Recurso de Apelação, fundamentando o seu recurso na farta documentação que demonstrou a conduta antissocial da moradora, que gera ambiente de extremo terror nas dependências do Condomínio, afetando o direito de propriedade dos demais moradores.

Os Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo, julgadores do recurso tiveram o mesmo entendimento da sentença.

Afirmaram que embora exista no processo farta documentação, como inúmeras cartas de reclamação e dois boletins de ocorrência, não há dispositivo legal que permita a grave penalização de expulsão de condômino por mal comportamento.

Esta decisão está gerando muita polêmica, pois existem diversas decisões dos Tribunais que entendem ser possível a expulsão do morador antissocial, apesar do Código Civil não tratar especificamente sobre o tema.

Você concorda com essa decisão? Deixe seus comentários abaixo.

Fonte: www.migalhas.com.br

  • Publicações58
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações68
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condominio-nao-pode-expulsar-moradora-por-comportamento-antissocial-julgamento-tj-sp/1163780864

Informações relacionadas

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Capítulo 46. Condomínio

Lucas Maronez Advocacia, Advogado
Artigoshá 2 meses

Inscrição indevida em cadastros de inadimplentes: o que fazer e como buscar indenização

Trabalhista Ninja, Bacharel em Direito
Notíciashá 8 anos

Súmulas e OJs do TST superadas pelo Novo Código de Processo Civil

Robson Magno, Advogado
Notíciashá 3 anos

Vai ter pente fino do INSS em 2021?

Alice Aquino, Advogado
Artigoshá 4 anos

Desejos para o Direito em 2020. Deixe o seu desejo aqui também

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)