Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024

Condomínio x Leilão

O que você pode ganhar ou perder nesta relação

Publicado por Marina Lima
há 4 anos

Sim! você pode ganhar ou perder nesta relação, dependendo do lado ao qual se encontra.

Atualmente, mais de 33% da população brasileira vive em condomínios. Se você não mora em um condomínio, com certeza você conhece uma ou várias pessoas que moram. E, certamente, você sabe que esses moradores pagam uma taxa para ter a segurança, comodidade, limpeza e diversos outros serviços disponíveis, ou seja a cota condominial.

Entretanto, por diversas razões, alguns condôminos deixam de pagar essa taxa, obrigando o Condomínio a buscar o recebimento do que é devido.

Quando não há uma composição entre o proprietário do imóvel e o Condomínio na via extrajudicial, a busca do Poder Judiciário é a solução.

Caso este condômino não pague a quantia devida no prazo concedido pelo juiz da ação, nem possua bens à penhora, o imóvel objeto da cobrança da taxa condominial é levado a leilão.

Mesmo sendo um bem de família, este imóvel pode ser penhorado e vendido em hasta pública, o famoso leilão. E aí é que entra a grande perda nesta relação. O proprietário terá seu imóvel leiloado pelo valor da avaliação em primeira praça e pelo valor de até 50% da avaliação em segunda praça para pagar a dívida que contraiu com o Condomínio.

E aqui entram os que ganham nessa relação: os investidores ou quem busca um imóvel para moradia a preço muito mais baixo que no mercado tradicional.

Em se tratando de leilões judiciais, um dos mais rentáveis e seguros para se arrematar um imóvel é o que tem origem em uma ação de cobrança de dívida condominial, pois, em linhas gerais, o valor pago pela arrematação será destinado ao pagamento da dívida e com isso o imóvel sai quase sem nenhum outro débito a ser pago pelo arrematante. Lembrando que cada imóvel levado a leilão tem suas particularidades, e que cada caso tem que ser avaliado por um especialista da área, para que esse ganho não se transforme em um grande prejuízo.

Assim, você que é condômino, fique atento ao pagamento da taxa condominial para que um valor relativamente baixo, não vire uma dívida impagável e com isso você perca o imóvel que tanto sonhou.

E você, que quer auferir lucro com imóveis, ou que deseja sua casa própria a um preço bem mais abaixo do que o mercado proporciona, fique atento às oportunidades de imóveis em leilão por dívida condominial. Tenho certeza que encontrará grandes oportunidades!

Até mais!

Marina Lima - www.marinalima.adv.br - @marinalimaadvocacia - marinalimaadvocacia@gmail.com

  • Sobre o autorEspecializada em Direito Imobiliário e os reflexos em Família e Sucessões
  • Publicações31
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações66
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condominio-x-leilao/807731100

Informações relacionadas

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 5 anos

Imóvel com valor muito acima da dívida não pode ser leiloado, diz TJ-TO

João Domingos  Advogados Associados , Advogado
Notíciashá 4 anos

Justiça suspende leilão por ausência de notificação pessoal da esposa do executado

Petição Inicial - TRF03 - Ação Medida Cautelar com Pedido de Liminar para Suspender /Cancelar Leilão de Imóvel - Procedimento Comum Cível - contra Caixa Economica Federal - CEF

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 8 meses

STJ admite penhora de imóvel financiado com alienação fiduciária na execução de cotas condominiais

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Notíciashá 11 meses

Tribunal suspende leilão de apartamento por dívidas de condomínio

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)