Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Contencioso bancário e técnicas de negociação

Como conduzir a negociação de modo a atingir os seus objetivos.

Publicado por Ricardo Bap
há 6 anos

Hoje foi a primeira apresentação do Ciclo de Palestras de Direito Bancário. Eu nunca havia me interessado pelo tema, mas diante do que foi apresentado, começo a pensar nas possibilidades. Farei um breve da apresentação.

No primeiro encontro, com o tema "Os 7 mitos da busca e apreensão revisitados", o Prof. Márcio Vieira fez um breve apanhado da sua carreira, contando que sua primeira experiência de trabalho foi em um banco aos 15 anos de idade. Ao londo dos últimos 17 anos, se dedicou a advogar para pessoas que têm carros financiados, atuando, portanto, dos dois lados do balcão.

O professor também levantou reflexões importantes como a possibilidade de ter sucesso em ações de busca e apreensão, tão questionada pelos colegas, e as conquistas dos bancos nos Tribunais Superiores.

Em seguida foram detalhados cada um dos mitos que muitos têm sobre o tema. Eu confesso que, muitos deles, acreditava serem verdadeiros.

Mito 1: Juros superiores a 12% ao ano são abusivos;

Mito 2: Os bancos não podem cobrar juros sobre juros;

Mito 3: A comissão de permanência é ilegal;

Mito 4: Os bancos só podem entrar com busca e apreensão depois de três parcelas em atraso;

Mito 5: A notificação para busca e apreensão tem que ser de um cartório da cidade do devedor;

Mito 6: Enquanto eu não receber a notificação eu posso ficar tranquilo;

Mito 7: Se eu depositar o valor que entendo devido a busca e apreensão tem que ser suspensa;

Valeu muito a pena. O tema é muito interessante! Eu te aconselho, caso tenha vontade de saber mais sobre o tema, a se cadastrar no site do Ibijus e rever a apresentação. Mas faça isso logo, pois a gravação só permanece disponível por 7 dias.

A próxima apresentação, que ocorrerá no dia 29/01, terá como temática as "Técnicas de Negociação específicas para contencioso bancário".

Todos sabemos que o enorme poderia econômico das instituições bancárias acabam dando ensejo a práticas contratuais abusivas e, muitas vezes, pouco éticas.

As dificuldades financeiras e a inadimplência, aliados com o maior acesso à informação fez com que muitas pessoas físicas e jurídicas mudem sua postura frente aos bancos, fazendo prevalecer seus direitos. Como consequência, os litígios contra as instituições bancárias têm crescido exponencialmente! Os bancos estão entre os maiores litigantes no âmbito das Justiças Estaduais.

Diante dessa realidade, os profissionais que atuam na seara do Direito Bancário estão sendo cada vez mais requisitados para a revisão de contratos, reconquista de crédito de seus clientes, e até mesmo para evitar que se tornem inadimplentes.

Então você já sabe: No primeiro encontro aprendi sobre alguns dos mitos que circundam o tema Direito Bancário. No próximo, aprenderei um pouco mais sobre as técnicas de negociação que ajudarão a ter sucesso nas contendas contra os bancos.

Veja a programação do Ciclo de palestras GRATUITAS dedicado aos aspectos mais relevantes e atuais para ações em Direito Bancário continua:

Veja a programação completa:

25/01 - Os 7 mitos da busca e apreensão revisitados

29/01 - Técnicas de Negociação específicas para contencioso bancário

31/01 - O Direito Bancário visto a partir do sistema de precedentes

01/02 - Webinário de apresentação do Curso Ações de Direito Bancário na prática


Gostaria de atuar com contencioso bancário? Então conheça o Curso Ações de Direito Bancário na prática.

No curso os professores transferirão a experiência e conhecimentos adquiridos em mais de 20 anos de atuação na área para que você possa acrescentar o Direito Bancário em seu portfólio, atuando com segurança na defesa de seus clientes contra os abusos cometidos pelos bancos.

  • Publicações42
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1140
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contencioso-bancario-e-tecnicas-de-negociacao/538639306

Informações relacionadas

Karime Claro de Carvalho, Advogado
Notíciashá 7 anos

Ações de Direito Bancário na prática

Ricardo Bap, Proeiro
Notíciashá 6 anos

Direito Bancário: como começar a atuar na área?

Gabriella Pereira da Silva, Advogado
Notíciashá 2 anos

Você sabe quais são as ações mais comuns no Direito Bancário?

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

24. Princípios dos Recursos no Cpc/2015

Milton Dutra, Advogado
Artigoshá 7 anos

Além da advocacia: 12 áreas do Direito que você pode atuar

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)