Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Contrato de empréstimo feito por sociedade empresária não é relação de consumo

Decisão do Superior Tribunal de Justiça

Publicado por Camila Ponciano
há 5 meses

Empresas que celebram contrato de empréstimo para implementar ou incrementar suas atividades não são consideradas consumidoras no entendimento da 4ª Turma do STJ.

Conforme o tribunal, sociedades empresárias não são consideradas destinatárias finais do serviço e não pode ser considerada consumidora e ser amparada pelo Código de Defesa do Consumidor.

Já existem outras decisões do próprio Tribunal no sentido de que não se aplica do CDC na contratação de negócios jurídicos e empréstimos para o desenvolvimento da atividade empresarial porque não é destinatária final do serviço. Da mesma forma em contratos bancários para obtenção de capital de giro.

Em algumas situações a pessoa jurídica pode ser considerada consumidora e aplicar o CDC se ela estiver adquirindo um produto ou serviço como consumidora final.

Com isso, uma pessoa só será considerada consumidora se utilizar o produto/serviço adquirido por ela mesma e não repassar para seu cliente, por isso, é importante que uma empresa tenha um bom assessoramento jurídico para prevenir eventuais riscos na celebração de qualquer contrato.

Fonte: REsp 1.497.574-SC, Rel. Ministro Raul Araújo, Quarta Turma, por unanimidade, julgado em 24/10/2023, DJe 3/11/2023.


Contratos empresariais para fornecedores

  • Sobre o autorAdvogada em Direito Médico, Empresarial e Societário
  • Publicações36
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-de-emprestimo-feito-por-sociedade-empresaria-nao-e-relacao-de-consumo/2057781927

Informações relacionadas

Thalita Ribeiro, Advogado
Notíciashá 5 meses

Mulher com fibromialgia vai receber canabidiol do Poder Público após decisão judicial

Antonia Ximenes, Advogado
Notíciashá 5 meses

Contrato de trabalho temporário ou contrato de trabalho intermitente?

Calazans e Vieira Dias Advogados, Advogado
Notíciashá 5 meses

Operação Lanterna Verde: Esquema de extração de esmeralda que prometia rendimento de 1,2% ao dia lesou 25 mil investidores

Lucas Gama, Advogado
Notíciashá 5 meses

"Você sabia que os robôs do INSS negam incríveis 65% dos pedidos de benefícios previdenciário?

Camila Ponciano, Advogado
Notíciashá 6 meses

Plano de saúde não pode recusar contratação de beneficiário negativado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)