Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
31 de Maio de 2024

Contribuição cobrada sobre mandado judicial em São Paulo é inconstitucional.

Em 2017 o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a cobrança realizada pela Lei nº 13.549/2009.

Publicado por Levi Sanger
há 3 anos

O Supremo Tribunal Federal, em sessão virtual realizada na data de 16/04, declarou por unanimidade a inconstitucionalidade da cobrança ao outorgante de contribuição sobre mandado judicial (documento que atribui ao advogado poderes de representar o seu cliente no judiciário).

O plenário julgou procedente a ADI 5736 formulada pelo PGR, Janot. Inicialmente, o procurador destacou na ação que "os serviços referentes as atividades jurisdicionais são custeados por emolumentos e taxas, sendo estas últimas utilizadas para custear serviço público específico". Os valores arrecadados eram convertidos diretamente à manutenção de benefícios previdenciários de advogados e seus dependentes, o qual, por sua vez, não se considera um serviço público.

Nesse sentido, Janot apontou a existência de 3 (três) possíveis violações ao texto da constituição: § 2º, art. 98; I, art. 154; IV, art. 167. Em suma, se observada como imposto, a cobrança deve obedecer a competência privativa e residual da União para instituir tributos dessa natureza, além de não possuir destinação específica.

Dito isto, a cobrança realizada pelo Estado de São Paulo não obedece nenhum dos requisitos das espécies tributárias.

Pela relatoria do Min. Marco Aurélio, concluiu-se que "o outorgante de poderes a advogado mediante o instrumento de mandato – que é a procuração – não está sujeito a tributo".

Referência: http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5216512


Redes para contato:

Instagram: @levisanger

Facebook: https://www.facebook.com/levi.sanger/

LinkedIN: www.linkedin.com/in/levi-sanger


  • Sobre o autorAssessor Executivo e Bacharel em Direito
  • Publicações62
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações121
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contribuicao-cobrada-sobre-mandado-judicial-em-sao-paulo-e-inconstitucional/1197709198

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)