Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

COVID-19: TJSP negou suspensão do pagamento do aluguel de loja de shopping center

Publicado por Luan Carvalho
há 4 anos

Notícia do mundo jurídico


Muitos lojistas de shopping centers foram fortemente impactados com o fechamento dos estabelecimentos por força de atos do Poder Público que visam o distanciamento social para evitar a disseminação da COVID-19.


Em São Paulo, lojista de shopping center ingressou com pedido judicial, em tutela cautelar antecedente, para suspensão do pagamento do aluguel mínimo, taxa de condomínio, fundo de promoção e taxa de administração, posto que o fechamento do shopping afetou profundamente o faturamento da loja.


O pedido em 1ª instância foi acolhido parcialmente, considerando que o Juiz não concedeu a suspensão total, mas sim a redução em 50% do valor do aluguel mínimo, taxa de administração e fundo de promoção, cuja redução já havia sido realizada pelo shopping para o mês de abril, obrigando o lojista na manutenção do pagamento da taxa condominial e de outros encargos acordados em aditivo contratual


O magistrado suscitou a necessidade de reequilíbrio e conservação do contrato a justificar a redução do valor das obrigações previstas no contrato de locação, o que não autoriza a suspensão total no pagamento destas obrigações.


Inconformado, o lojista interpôs o recurso de agravo de instrumento com vistas a reformar a decisão e conferir suspensão total de todas as obrigações contratuais por ausência de faturamento da empresa.


O Tribunal de Justiça de São Paulo, no julgamento do recurso, negou o pedido da Loja, afirmando que apesar de haver possibilidade de resolução do contrato em razão de acontecimentos extraordinários ou imprevisíveis, não há previsão com relação à suspensão das obrigações assumidas.


O Tribunal de Justiça ainda ressaltou que outros setores econômicos do país estão tomando medidas para amenizar os impactos causados, e portanto, a Loja também deve valer-se de “outros mecanismos para atenuar sua atual situação”.


Fonte: TJ-SP - AI: 20695132620208260000 SP 2069513-26.2020.8.26.0000, Relator: Lígia Araújo Bisogni, Data de Julgamento: 17/04/2020, 34ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 17/04/2020


Por Luan Carvalho

luancarvalho.adv@gmail.com

Redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/advluancarvalho

Instagram: https://instagram.com/luancarvalho.adv?igshid=qxxd8k2rfwfi

  • Sobre o autorRegularização imobiliária e assessoria na compra e venda de imóveis.
  • Publicações18
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações167
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/covid-19-tjsp-negou-suspensao-do-pagamento-do-aluguel-de-loja-de-shopping-center/833079651

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)