Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Decisão pode aumentar o valor de aposentadorias e pensões

Quem se aposentou nos últimos dez anos pode se beneficiar com o encaminhamento do STF

há 3 anos

Desde o dia 4 de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) está julgando uma tese de revisão de benefícios previdenciários chamada de revisão da vida toda. “Falamos aqui sobre a possibilidade de se incluir salários anteriores a julho de 1994 no cálculo das aposentadorias e pensões, podendo aumentar o valor dos benefícios previdenciários de muitas pessoas. No momento, o julgamento está empatado em 5 a 5 e foi adiado por conta de um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes”, comenta o advogado previdenciarista, Carlos Alberto Calgaro.

Segundo o advogado, é comum os aposentados e pensionistas não estarem satisfeitos com os valores dos seus benefícios, principalmente aqueles que recebiam salários ou fizeram boas contribuições previdenciárias para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), antes de julho de 1994, e que não foram utilizados no cálculo das aposentadorias e pensões.

“Acontece que muitos empregados, autônomos e profissionais liberais aposentados depois de dezembro de 1998 foram severamente prejudicados com a mudança na fórmula de cálculo das aposentadorias e pensões pois, até aquela data, os benefícios eram calculados com base nos salários de contribuição dos três últimos anos. Porém, com a nova lei, aposentadorias e pensões passaram a serem calculadas com base nos salários e contribuições realizadas a partir de julho de 1994, o que acabou por reduzir os valores dos benefícios”, explica Calgaro.

Para quem se aposentou nos últimos dez anos existe a possibilidade de fazer a revisão da vida toda, contudo, nesta situação, se recomenda procurar advogado especialista na área previdenciária com experiência nesse tipo de ação, pois é preciso conhecer as regras certas para encontrar a mais vantajosa e aumentar o valor da aposentadoria ou pensão, atendendo a expectativa do beneficiário.


Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420

Carlos Alberto Calgaro - Advogado especialista em Direito Previdenciário - contato@calgaro.adv.br

www.calgaro.adv.br


  • Publicações153
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações32
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-pode-aumentar-o-valor-de-aposentadorias-e-pensoes/1231860649

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 6 meses

STF fixa prazo para troca de substitutos de titulares de cartório por servidores concursados

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciashá 3 meses

Projeto transfere custo de tornozeleira eletrônica a presos

Calgaro Adv Associados, Advogado
Notíciashá 5 anos

Reforma da previdência adia aposentadoria e diminui o valor dos benefícios

Adrielli Cunha, Advogado
Notíciashá 2 anos

Revisão da Vida Toda

Revisão da Pensão por Morte

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olá. Tudo bem? Quem precisar eu faço esses cálculos de Revisão da Vida toda.
Sou Perito Em cálculos judiciais e tenho uma escritório de Perícia.
Portofino contabilidade e Perícia

Chama no WhatsApp: 82-99809-3563 continuar lendo