Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Decisão: TRF3 concede Auxílio-Reclusão a Filho menor de Segurada do INSS

Magistrados reconheceram o direito do dependente ao benefício mesmo estando a mãe desempregada no momento da prisão

Publicado por Ana Cristina G. Leal
há 4 anos


A Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou a concessão de auxílio-reclusão a um menor, de 11 anos de idade, filho de uma segurada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foi presa três meses depois de perder o emprego.

A sentença já havia julgado procedente o pedido e condenado a autarquia a conceder o benefício a partir da data da prisão da mãe, em setembro de 2017. O INSS recorreu da decisão alegando que a parte autora não preenchia os requisitos para a concessão do benefício.

No TRF3, o relator do acórdão, explicou que o auxílio-reclusão está previsto no artigo 201 da Constituição Federal e é devido, segundo a Lei nº 8.213/91, nas mesmas condições da pensão por morte, aos dependentes do segurado de baixa renda recolhido à prisão, que não receber remuneração de empresa, nem auxílio-doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço.

O magistrado frisou a manutenção da qualidade de segurado da mãe presa e a presença da dependência econômica, uma vez que é vedada a concessão do auxílio-reclusão aos dependentes do segurado que perder essa qualidade.

Para comprovar a dependência, os representantes do menor juntaram aos autos documentos como a certidão de nascimento, com registro em junho de 2009, certidão de recolhimento prisional em nome da mãe, com data da prisão em setembro de 2017, e requerimento do auxílio-reclusão, em outubro de 2017. Em relação à qualidade de segurada, os representantes juntaram cópia da carteira de trabalho da mãe, que tem como último registro, a data de junho de 2017.

O relator do processo afirmou que a dependência econômica do menor é presumida, pois comprovou ser filho da reclusa por meio da certidão de nascimento. Ele também verificou que, apesar da segurada estar desempregada à época da prisão, ela mantinha a qualidade de segurada, pois efetuou contribuições ao INSS há apenas três meses antes da prisão.

Já o desembargador em sua declaração de voto, também observou que a segurada manteve vínculo empregatício estável até junho de 2017 e que seu último salário integral de contribuição foi de R$1.021,67, inferior ao limite de R$1.292,43, permitido pela Portaria MF nº 08/2017, tendo, portanto, seu dependente direito ao benefício.


Fonte: Notícias TRF3

#inss #beneficioinss

  • Publicações47
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações220
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-trf3-concede-auxilio-reclusao-a-filho-menor-de-segurada-do-inss/837531495

Informações relacionadas

Denis Lollobrigida, Advogado
Notíciashá 2 anos

Doença de Crohn - Aposentadoria por invalidez

Thiago Alves Silva, Advogado
Notíciashá 6 meses

DECISÃO: Agricultor com visão monocular tem direito ao recebimento do benefício de auxílio-doença

Everton Vilar, Advogado
Notíciashá 2 anos

Aposentadoria especial do vigilante com arma em 2022

Wellington de Marchi, Advogado
Notíciashá 2 anos

Exame de DNA comprova direito de menor receber pensão por morte

Diego Carvalho, Advogado
Notíciashá 5 anos

Salário-maternidade é estendido a período de internação de bebê na UTI

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)