Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Depoimento de vítimas de estupro e assédio sexual tem grande valor como prova

há 8 anos

O depoimento de vítimas de estupro ou de assédio sexual tem grande valor como prova em uma ação judicial porque, em geral, são praticados na clandestinidade, sem a presença de testemunhas. O entendimento é do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no julgamento de casos que envolvem os chamados crimes contra a liberdade sexual, previstos no Código Penal.

O tema foi reunido na Pesquisa Pronta, ferramenta disponibilizada no site do STJ para facilitar o trabalho de quem deseja conhecer o entendimento da corte sobre casos semelhantes. Por meio da consulta ao tema Valor Probatório da palavra da vítima nos crimes contra a liberdade sexual, é possível ter acesso a 114 acórdãos, decisões tomadas por um colegiado de ministros do tribunal.

“Em se tratando de crimes contra a liberdade sexual, que geralmente são praticados na clandestinidade, a palavra da vítima assume relevantíssimo valor probatório, mormente se corroborada por outros elementos de prova dos autos, como no caso, em que é reforçada pelas declarações prestadas pelas demais testemunhas de acusação”, refere um dos acórdãos.

O STJ tem entendido ainda que "a ausência de laudo pericial não afasta a caracterização de estupro, porquanto a palavra da vítima tem validade probante, em particular nessa forma clandestina de delito, por meio do qual não se verificam, com facilidade, testemunhas ou vestígios".

Em outro acórdão, o STJ firmou entendimento de que, caso esses crimes sejam praticados contra crianças e adolescentes, justifica-se ouvir a vítima na modalidade do “depoimento sem dano”, por psicólogo, em sala especial, de modo a respeitar sua condição especial de pessoa em desenvolvimento.

Pesquisa Pronta

A ferramenta oferece consultas a pesquisas prontamente disponíveis sobre temas jurídicos relevantes, bem como a acórdãos com julgamento de casos notórios.

Embora os parâmetros de pesquisa sejam predefinidos, a busca dos documentos é feita em tempo real, o que possibilita que os resultados fornecidos estejam sempre atualizados.

A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Basta acessar Jurisprudência > Pesquisa Pronta, na página inicial do site, a partir do menu principal de navegação.

  • Publicações19150
  • Seguidores13362
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2599
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/depoimento-de-vitimas-de-estupro-e-assedio-sexual-tem-grande-valor-como-prova/301361305

Informações relacionadas

Luiz Flávio Gomes, Político
Artigoshá 13 anos

Princípio do "in dubio pro reo"

Vitor Macedo, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de Petição de Execução de Sentença Trabalhista/ Cumprimento de Sentença.

GEN Jurídico, Editor de Livro
Artigoshá 3 anos

O depoimento especial da ofendida: A palavra da vítima é, sim, a principal prova nos delitos sexuais

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

Art. 216-A

Consultor Jurídico
Notíciashá 4 anos

Depoimento da vítima de assédio tem valor como prova, decide TRT-2

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Obrigada! Pelo texto divulgando esta pesquisa, pois sabemos que este assunto é um Tabu na maioria das empresas e instituiçoes do estado e cada vez mais existem reclamações sobre este assunto, principalmente agora com declarações de mulheres famosas (atrizes), atletas co m medalha de ouro, que sofrerão verdadeiros abusos com assédio sexual. continuar lendo