Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Depois de 8 Embargos de Declaração e 2 Agravos Regimentais, réu é multado no STJ

    Publicado por Justificando
    há 9 anos

    No início deste mês (08), o Superior Tribunal de Justiça publicou a mais recente decisão de um caso que se estende desde 2010 e está no seu décimo recurso e no terceiro ministro. Na mais recente decisão, o ministro Nefi Cordeiro multou a parte pela quantidade de recursos - foram oito embargos de declaração e dois embargos de declaração.

    O caso que discute a conversão de aposentadoria comum para especial de um eletricista chegou ao Tribunal como o recurso especial 823010, cujo seguimento foi negado pelo desembargador convocado Haroldo Rodrigues, uma vez que o advogado recorrente não teria apresentado o dissídio jurisprudencial, nem apontado qual legislação federal teria sido violada.

    Dessa primeira decisão, começou outra série de recursos, como se pode perceber do título. Eram nove até a decisão publicada no início do mês.

    A ementa do último embargo de declaração ficou assim... Inacreditável:

    "PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO AGRAVO REGIMENTAL NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO AGRAVO REGIMENTAL NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO RECURSO ESPECIAL. AUSÊNCIA DE OMISSÃO, CONTRADIÇÃO OU OBSCURIDADE.

    I - Os embargos de declaração visam suprir omissão, contradição ou obscuridade, hipóteses não verificadas na espécie vertente, porquanto o exame da controvérsia se deu de forma clara e fundamentada.

    II - Embargos de declaração rejeitados, com a condenação do embargante ao pagamento de multa de 1% sobre o valor corrigido da causa (art. 538, parágrafo único, do CPC), ficando a interposição de qualquer outro recurso condicionada ao depósito da respectiva quantia".

    Mas se você estiver pensando que a novela "Embargos de Declaração" chegou ao fim, pode retirar seu cavalinho da chuva: segundo andamento do processo, foi recebido no último dia 12 mais um agravo regimental. Pelo visto, a coisa ainda vai para frente.

    Veja o andamento do processo.

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores939
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações159
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/depois-de-8-embargos-de-declaracao-e-2-agravos-regimentais-reu-e-multado-no-stj/220442057

    Informações relacionadas

    Evinis Talon, Advogado
    Notíciashá 7 meses

    [Jurisprudência] STJ: o julgamento do agravo regimental não admite sustentação oral

    Lucas Cotta de Ramos, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    STJ define novos parâmetros para a oposição de embargos de declaração

    Juiz Auxiliar da Presidência indefere ponto facultativo dia 22/04 e 27/05

    Diego dos Santos Zuza, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Possibilidade de destrancamento de Recurso Extraordinário e Especial em sede de Agravo de Instrumento contra Decisão Interlocutória (CPC 1973)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)