Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

STJ define novos parâmetros para a oposição de embargos de declaração

Publicado por Lucas Cotta de Ramos
há 2 anos

You are currently viewing STJ define novos parmetros para a oposio de embargos de declarao

EMENTA:

AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. TESE SURGIDA APENAS POR OCASIÃO DOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. NÃO ENFRENTAMENTO DA TESE PELA CORTE A QUO. INCIDÊNCIA DAS SÚMULAS N. 282 E 356/STF. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO. 1. A exigência constitucional do prequestionamento é inafastável, sendo um dos principais pressupostos ao conhecimento do recurso especial, inclusive quando a questão for de ordem pública. 2. Para caracterização do prequestionamento, era imprescindível que os argumentos deduzidos no recurso especial – no tocante à alegação de que a intimação pessoal do Defensor Dativo se deu apenas em 16/08/2019 e, portanto, seria tempestivo o recurso integrativo apresentado na mesma data – fossem debatidos pelo Tribunal a quo à luz da legislação federal indicada (art. 370, § 4.º, do Código de Processo Penal), o que não ocorreu na espécie. 3. O prequestionamento ficto demanda que a parte recorrente, nas razões do recurso especial, aponte violação ao art. 619 do Código de Processo Penal, o que não ocorreu na hipótese em apreço. Precedentes do STJ. 4. Segundo entendimento desta Corte, “ainda que a pretensa violação de lei federal tenha surgido na prolação do acórdão recorrido, é indispensável a oposição de embargos de declaração para que o Tribunal de origem se manifeste sobre a questão. Se assim não se fez, está ausente o necessário prequestionamento” (AgRg no AREsp 949.110/AM, Rel. Ministro NEFI CORDEIRO, SEXTA TURMA, julgado em 17/10/2017, DJe 23/10/2017). 5. Agravo regimental desprovido. (AgRg no AREsp 1857559/GO, Rel. Ministra LAURITA VAZ, SEXTA TURMA, julgado em 19/10/2021, DJe 25/10/2021).


Link do post completo no meu site:

https://lucascotta.com.br/stj-define-novos-parametros-paraaoposicao-de-embargos-de-declaracao/


🌎 Acesse o meu site.

🔗 Siga o meu perfil no Instagram e curta minha página no Facebook para receber conteúdos jurídicos atualizados diretamente no seu feed. Siga-me também no Jusbrasil.

👨🏼‍🏫 Veja os cursos que leciono.

⬇️ Entre na lista de transmissão.

📧 Assine nossa newsletter para receber o conteúdo por e-mail.

📒 Adquira os livros que recomendo.

💭 Sugira um assunto para abordarmos em texto, vídeo ou podcast.

🎁 Acesse o presente que preparei pra você.


TAGS: ADVOGADO DATIVO, ADVOGADOS DATIVOS, CÓDIGO DE PROCESSO PENAL (CPP), DATIVOS, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, PREQUESTIONAMENTO, RECURSO, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ)

  • Publicações376
  • Seguidores260
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-define-novos-parametros-para-a-oposicao-de-embargos-de-declaracao/1315489312

Informações relacionadas

Justificando
Notíciashá 9 anos

Depois de 8 Embargos de Declaração e 2 Agravos Regimentais, réu é multado no STJ

Evinis Talon, Advogado
Notíciashá 7 meses

[Jurisprudência] STJ: o julgamento do agravo regimental não admite sustentação oral

Juiz Auxiliar da Presidência indefere ponto facultativo dia 22/04 e 27/05

Diego dos Santos Zuza, Advogado
Artigoshá 9 anos

Possibilidade de destrancamento de Recurso Extraordinário e Especial em sede de Agravo de Instrumento contra Decisão Interlocutória (CPC 1973)

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)