Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Devedor Solidário. Penhora de cotas sociais e de veículos de pessoa física.

    Publicado por Luiz Fernando Melo
    há 3 anos

    O juiz de Direito André Luiz Santos Britto, da 3ª vara de Feitos de Rel de Cons. Cível e Comerciais de Itabuna/BA, autorizou a penhora de cotas sociais e dos veículos de pessoa física que figura como devedor solidário de empresa. Magistrado considerou a possibilidade de, não havendo possibilidade de penhora sobre bens da empresa, a mesma recair sobre o sócio.

    Trata-se de uma execução por título extrajudicial ajuizada contra a devedora principal, pessoa jurídica, e o devedor solidário, pessoa física, em que os executados não efetuaram o pagamento e não ofereceram bens à penhora.

    O autor postulou a pesquisa de bens e valores de titularidade dos devedores, quando então sobreveio a informação de que o devedor (pessoa física) tem cota societária em outras empresas. Assim, foi requerida a penhora de cotas sociais de empresas das pessoas físicas executadas, bem como a penhora por termo nos autos dos bens móveis, cotados via apresentação de tabela Fipe.

    Quanto à penhora de cotas, o magistrado observou que o art. 861 do CPC/15 estabelece a possibilidade. No mesmo sentido, o art. 1.026 do CC/02 estabelece que o credor particular do sócio pode, na insuficiência de outros bens do devedor, fazer recair a execução sobre o que a este couber nos lucros da sociedade.

    "Na hipótese vertente, diante da ausência de outros bens do executado, tendo restado infrutíferas diversas diligências no sentido de se encontrar bens penhoráveis, mostra-se plenamente cabível a penhora de cotas sociais do executado."

    Quanto ao segundo pedido, de penhora de automóveis. o magistrado considerou o art. 845, § 1º do CPC, pelo qual a penhora de veículos automotores, quando apresentada certidão que ateste sua existência, será realizada por termo nos autos. Assim, determinou ao cartório a redução do termo à penhora do veículo indicado pela exequente.

    Formalizadas ambas as penhoras, o juiz determinou a intimação imediata do executado, com prazo 15 (quinze dias) para impugnação.

    O escritório Melo & Magalhães Advogados Associados atua pela exequente.





    • Publicações1
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/devedor-solidario-penhora-de-cotas-sociais-e-de-veiculos-de-pessoa-fisica/1118443295

    Informações relacionadas

    Modeloshá 3 anos

    Termos e Conectivos Jurídicos

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Capítulo 24. Ação de Divisão e Ação de Demarcação de Terras Particulares

    Carolina Fernandes, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    STJ entende como válida a participação do devedor, em incidente de desconsideração inversa

    Petição (Outras) - TJSP - Ação Liquidação / Cumprimento / Execução

    Rodrigo Costa, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Ação de Reconhecimento Voluntário de Paternidade Socioafetiva

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)