Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Diretores e coordenadores terão aposentadoria especial se forem professores

há 16 anos

Professores que exerçam as funções de diretores de escola, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino também terão direito à aposentadoria especial, após 25 anos de serviço, concedida aos professores da educação básica pela Constituição Federal de 1988. Essa foi a decisão tomada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal na sessão desta quarta-feira, 29 de outubro, quando julgaram parcialmente procedente a ação direta de inconstitucionalidade (ADI 3772) interposta pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, contra a Lei federal nº 11.301 /2006.

O dispositivo dá nova redação ao artigo 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394 /1996) e considera, para efeito de aposentadoria, que são consideradas funções de magistério as exercidas por professores e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimentos de educação básica em seus diversos níveis e modalidades, incluídas, além do exercício da docência, as de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico. Antes da lei, somente a atividade em sala de aula contava tempo para o recebimento do benefício.

Atendendo solicitação da prefeitura de São José do Rio Preto, o procurador-geral ajuizou a ação por considerar que a lei afronta o artigo 40 , parágrafo 5º , e artigo 201 , parágrafo 8º , da Constituição . Tais dispositivos dizem que a redução em cinco anos dos requisitos de idade e tempo de contribuição será concedida aos professores que comprovem exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil, no ensino fundamental e médio. Antonio Fernando entendeu que a concessão de aposentadoria especial alcança apenas a atividade-fim do magistério, que é ministrar aulas, e não abrange aqueles que não estejam no exercício da atividade de professor, mesmo que a função esteja relacionada com a pedagogia.

Acataram inteiramente o entendimento do procurador-geral os ministros Carlos Brito (relator da ação), Joaquim Barbosa e Carmem Lúcia. A ministra Ellen Gracie julgou a ação improcedente e os demais (ministros Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Março Aurélio, Celso de Mello e César Peluso) a julgaram parcialmente procedente por entenderem que as atividades de direção, coordenação ou supervisão pedagógica também são funções de magistérios, desde que exercidas por professores, e devem dar direito à aposentadoria especial. Com a decisão, profissionais de educação que exerçam essas funções e não sejam professores, deixam de ter direito ao benefício.

Secretaria de Comunicação Social

Procuradoria Geral da República

(61) 3105-6404/6408

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações23876
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diretores-e-coordenadores-terao-aposentadoria-especial-se-forem-professores/155991

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 15 anos

Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 3772 DF

Suellen Fortunato, Advogado
Artigoshá 6 anos

Aposentadoria para funções equiparadas ao magistério

Consultor Jurídico
Notíciashá 15 anos

Diretor de escola devem ter contagem especial para aposentadoria

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigosano passado

Enunciado 9 do CRPS: O que é "função de magistério" na aposentadoria de professor?

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Professor (regra dos pontos 81/91)

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu tenho 50 anos
Tenho de contribuição 25 anos posso me aposentar sem perder muito.? continuar lendo