Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Dívida de IPTU prescreve em cinco anos

    Publicado por Direito Legal
    há 13 anos

    Dívida de IPTU prescreve em cinco anos

    A 1ª Vara de Execução Fiscal Municipal e Tributária da Comarca de Natal sentenciou e a 3ª Câmara Cível do TJRN manteve a extinção de créditos tributários, de um contribuinte do IPTU, relativos aos anos de 1997 a 2001, na forma do artigo 156 do Código Tributário Nacional, ante à ocorrência da prescrição, que é a perda do direito de cobrar, por causa de lapso temporal.

    A decisão também considerou, entre outros pontos, o artigo 174, parágrafo único, inciso I, do Código Tributário Nacional, o qual dispõe que a cobrança de crédito tributário prescreve em cinco anos.

    Como a execução foi proposta 20 de dezembro de 2002, os desembargadores consideraram correta a sentença em considerar os créditos prescritos, já que a citação válida do executado somente veio a ocorrer após o comparecimento espontâneo da parte executada (contribuinte) em maio de 2009, decorridos, portanto, mais de cinco anos da constituição definitiva dos créditos.

    A decisão no TJRN ainda ressaltou que a única forma de interromper o prazo prescricional é com a citação válida do devedor, o que não ocorreu no devido tempo e sem qualquer falha do Judiciário.

    Fonte: TJRN

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3202
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divida-de-iptu-prescreve-em-cinco-anos/138472988

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Bom dia,
    Uma pessoa comprou um terreno de posse em 2002. Já construiu e nunca pesquisou se o vendedor era o real proprietário... mas recebia o IPTU em nome de outra pessoa, desconhecida.
    Os carnés náo foram pagos por estar em nome de outra pessoa (!) que náo a que lhe vendeu.
    Pois bem, agora o municipio está cobrando todo o atrasado e, segundo informou, a partir daí podera regularizar a situaçao (requerer o uso capiáo? já que náo se sabe do paradeiro de nenhum dos envolvidos nas vendas).
    Pergunto:
    - pagar o período prescrito é uma garantia maior para a pretensa regularizaçao?
    - vale a pena entrar nessa polemica ou cuidar logo da legalizaçáo ?
    - como náo se sabe dos vendedores o caminho será o uso capiáo?
    Muito agradeço a orientaçao continuar lendo