Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Doença ocupacional

Trabalhadora que adquiriu laringite e bronquite por exposição a produtos químicos deve ser indenizada

há 4 anos

Uma ex-empregada de uma indústria de laticínios deve receber indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil, além de pensão mensal equivalente a 36% do último salário, até os 80 anos de idade. Ela adquiriu laringite e bronquite em função das atividades desempenhadas na empresa e teve redução na capacidade laboral.

Conforme o processo, ela trabalhou exposta a produtos de limpeza que continham ácido peracético e álcalis cáusticos. Sua função era limpar embalagens, utilizando produtos químicos, os quais, segundo ela, foram responsáveis pelo surgimento das doenças, mesmo com o uso de máscaras e luvas.

No primeiro grau, o juízo da 2ª VT de Santa Rosa reconheceu, com base em laudos periciais, o nexo de causalidade entre as atividades desenvolvidas e as doenças, e determinou o pagamento da indenização por danos morais. No entanto, a julgadora optou por não deferir a pensão mensal, sob o argumento de que a empregada não estava inapta ao trabalho.

A autora recorreu ao TRT-RS. Para a relatora do acórdão na 3ª Turma, desembargadora Maria Madalena Telesca, o laudo pericial comprovou que, embora a empregada não estivesse inapta ao trabalho de forma geral, houve redução da sua capacidade laboral para a função que exercia na empresa, e isso justificaria, segundo a magistrada, o pagamento da pensão mensal. O entendimento foi seguido pelos demais integrantes do colegiado, o juiz convocado Luís Carlos Pinto Gastal e o desembargador Alexandre Corrêa da Cruz.

Cabe recurso ao TST.

Fonte: TRT4

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações35
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações172
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/doenca-ocupacional/793400924

Informações relacionadas

Eliana Queiroz, Advogado
Notíciashá 5 anos

Estabilidade -Doença Ocupacional.

Artigoshá 7 anos

Entenda como proceder ao recontratar um ex-funcionário

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)