Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

É possível fracionar as férias dos meus funcionários?

Sim, mas a CLT traz várias regras diferentes para férias individuais e coletivas

Publicado por Rayssa Castro Alves
há 4 anos

Com a Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017) a possibilidade de fracionamento das férias individuais do empregado foi ampliada, de forma que hoje é possível fracionar as férias em até 3 vezes, desde que haja concordância expressa do empregado.

Mas existem algumas regras. Um dos períodos não poderá ser inferior a 14 dias corridos e os demais não podem ser inferiores a 5 dias corridos cada um.

A título de ilustração é possível promover o seguinte fracionamento: um período de 15 dias, um período de 10 dias e um de 5 dias. Ou um de 14, um de 7 e outro de 9 dias.

As férias coletivas podem ser fracionadas em até 2 vezes, sendo que nenhum período pode ser inferior a 10 dias.

Embora hoje não haja mais a necessidade de homologação de férias coletivas no Sindicato (novidade trazida pela Reforma Trabalhista), ainda existe a obrigação de comunicação ao órgão sindical.

O início das férias também tem regras específicas, uma vez que não podem começar em feriado ou nos dois dias que antecede o descanso semanal remunerado. Por exemplo, se na sua empresa os funcionários trabalham de segunda a sábado, folgando no domingo, não é possível conceder férias na sexta, mas até a quinta. Se sua empresa funciona de segunda a sexta, com folga aos sábados e domingos, o período máximo de início das férias deve ser na quarta.

As férias devem ser concedidas em períodos que atendam melhor aos interesses do empregador, mas o ideal é sempre negociar com seu empregado para evitar problemas futuros na Justiça do Trabalho.

A comunicação de férias deve ser feita 30 dias antes do início das férias e o pagamento deve ser feito até 2 dias antes.

Outra dúvida muito comum: o empregado adquire o direito a férias após 12 meses de trabalho. E elas podem ser gozadas nos 12 meses subsequentes, ou seja, é possível que o empregado labore até quase dois anos na empresa sem tirar férias. Isso não é abusividade, mas permissão legal.

Só fique atento para não ultrapassar os dois anos, porque férias vencidas são pagas em dobro.

Para mais informações acesse o meu blog.

  • Publicações35
  • Seguidores63
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações228
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-fracionar-as-ferias-dos-meus-funcionarios/782110985

Informações relacionadas

Marcos Vinícius Nascimento, Advogado
Artigoshá 4 meses

13º salário: veja a data-limite de pagamento e multas em casos de atraso

Gloria Advogados, Advogado
Artigoshá 3 anos

Férias Fracionadas | É permitido? Como funciona?

Rodrigo Costa Advogados, Advogado
Artigoshá 3 anos

Férias trabalhistas: como funciona e quais são os direitos do empregado?

Paulo El Kadri, Advogado
Artigosano passado

Entenda como funciona a divisão de férias na CLT

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)