Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

EIRELIs podem ser constituídas por Pessoas Jurídicas

DREI regulamenta que Pessoa Jurídica, nacional ou estrangeira, pode constituir EIRELI.

Publicado por Lorena Dias
há 6 anos

O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 980-A, estabelece, que as EIRELIs (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), devem ser constituidas por uma única pessoa e que, a pessoa natural que constituir a EIRELI, só pode registrar uma unica empresa desta modalidade.

Tal regulamentação, não foi bem aceita por parte da doutrina e jurisprudência, que vinham consolidando o entendimento no sentido de que pessoa jurídica também poderia constituir EIRELI.

Assim, em 2017, o Departamento de Registro Empresarial e Integração, retirou tal vedação, permitindo assim, a constituição de uma EIRELI por pessoa jurídica.

Indo além, a Instrução Normativa n. 47, do DREI, datada de 06 de agosto de 2018, regulamentou a possibilidade de uma única PJ, constituir múltiplas EIRELIs, reconhecendo que a limitação quanto a constituição, deve ser aplicada somente a pessoa natural.

  • Publicações19
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações197
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eirelis-podem-ser-constituidas-por-pessoas-juridicas/615820739

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Essa nova regulamentação pelo DREI será ótima para as Holding. 👍👏👏👏 continuar lendo

Com certeza, Jony.

Com esta regulamentação, as empresas poderão fazer sua organização estratégica dentro da legislação, conferindo maior liberdade para a constituição das empresas.
Em relação as Holdings, será muito benéfico sim, principalmente nas controladoras e vislumbro muito a aplicação dentro do planejamento sucessório empresarial. continuar lendo