Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Empresa que contaminou Santo Amaro é condenada

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Fábrica é uma triste lembrança de um período em que muitos ignoravam o grave risco que corriam. (Foto: Lito Ag. A Tarde)

A Justiça Federal condenou a empresa Plumbum Mineração e Metalurgia Ltda. Pelos danos causados à cidade de Santo Amaro da Purificação (a 72 km de Salvador) devido à contaminação por chumbo provocada durante 30 anos de atividade no município do Recôncavo baiano.

Nesse período, a empresa despejou 490 toneladas de chumbo no solo e rio. Cerca de 1.200 trabalhadores e suas famílias foram afetados pela contaminação. Outros 1.220 residentes do entorno da fábrica e 150 famílias que vivem do marisco no rio Subaé também foram contaminados.

Segundo a assessoria de comunicação do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), que denunciou o caso, a decisão judicial obriga a empresa a cercar a área da antiga fábrica e sua vizinhança; a instalar em seu entorno placas que indiquem os riscos de contaminação; manter vigilantes no espaço, para impedir entrada de moradores; instalar área alagadiça, que evite a migração de resíduos para o rio Subaé, além envolver os detritos com material isolante.

A sentença determina também que a empresa pague indenização equivalente a 10% do seu faturamento bruto, apurado mês a mês, desde 1989, quando substituiu a extinta Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), até 1993, quando encerrou suas atividades na cidade. O valor será utilizado em ações de recuperação ambiental das áreas contaminadas por chumbo e outros metais pesados.

A Plumbum é uma empresa ligada ao Grupo Metaleurop, dono de 60% do mercado europeu e de 25% do mercado mundial no setor.

Recurso

A Justiça também confirmou decisao de 2013 que obriga a União e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) a implantar em Santo Amaro, no prazo de seis meses, um centro de referência para tratamento de pacientes vítimas de contaminação por metais pesados, elaborando um plano efetivo de atendimento.

De acordo com o MPF-BA, a parte condenada pode recorrer da decisão. Se isso acontecer, o caso será julgado outra vez, pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Voltando a ocorrer recursos, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, depois, o Supremo Tribunal Federal (STF), se for o caso, deverão tomar uma decisão.

A TARDE tentou contato com a Plumbum, com a Funasa e com a Advocacia Geral da União (AGU), para saber se estas vão recorrer da decisão, mas a multinacional e a AGU não atenderam às ligações. Já a assessoria do órgão de saúde informou que só pode se pronunciar na segunda-feira.

Fonte: Yuri Silva - http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/empresa-que-contaminou-santo-amaroecondenada-1586985

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações798
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-que-contaminou-santo-amaro-e-condenada/117661567

Informações relacionadas

Carolina Salles, Advogado
Notíciashá 11 anos

Um rastro de chumbo na vida da gente de Santo Amaro (BA)

Carolina Salles, Advogado
Notíciashá 10 anos

Mineradora é condenada a pagar indenização por contaminação de chumbo em Santo Amaro e Boquira

Notíciashá 11 anos

Santo Amaro: Justiça determina que União construa centro de tratamento para contaminação

Ministérios autuam sobre contaminação por chumbo

Câmara dos Deputados
Notíciashá 11 anos

Relator cobra punição de responsáveis por contaminação por chumbo na Bahia

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)