Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Estamos perto do fim das suspensões do WhatsApp?

O Projeto de Lei 5529/2016 pretende vedar a concessão de medidas que impliquem no bloqueio de aplicações de comunicação de uso geral, como é o caso do WhatsApp.

há 8 anos

O Projeto de Lei 5529/2016, proposto pelo Deputado Arthur Oliveira Maia – PPS/BA busca alterar o Marco Civil da Internet, a fim de vedar a concessão de medidas cautelares ou determinações de providências de execução indireta que impliquem o bloqueio de aplicações de comunicação de uso geral.

Estamos perto do fim das suspenses do WhatsApp

Desta forma, a legislação expressamente proibiria o bloqueio do WhatsApp, que se enquadra na classificação de aplicações de comunicação de uso geral.

O autor do PL 5529/2016 justifica a alteração da Lei em virtude dos impactos causados pelos bloqueios determinados pelo Poder Judiciário nos anos de 2015 em 2016. O deputado sustenta que inúmeras pessoas utilizam-se do aplicativo para fins comerciais, sendo que elas não possuem qualquer ligação com os motivos que ensejaram a suspensão do serviço, ocasionando relevantes prejuízos.

Além disso, ele indaga se o Poder Judiciário dispõe de poderes para suspender aplicações utilizadas por toda sociedade, questionando a desproporcionalidade da medida adotada, posto que afeta todos os brasileiros. Ao final, explica que existem outros meios mais eficazes para compelir o cumprimento de decisões judiciais, apontando a multa coercitiva como melhor alternativa.

Estamos perto do fim das suspenses do WhatsApp

Para obter mais detalhes, leia o Projeto de Lei nº 5529/2016 na íntegra.

  • Publicações7
  • Seguidores76
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1119
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estamos-perto-do-fim-das-suspensoes-do-whatsapp/357272103

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quando punirem planos de saúde proibindo a realização de cirurgias, quando punirem o Metrô proibindo de circular, quando punirem as teles proibindo-as de realizar ligações a gente conversa sobre a legalidade de suspender o WhatsApp. Do contrário, o que temos é um juiz que pensa resolver tudo na base da canetada. continuar lendo

100% apoiado, pessoas dependem deste serviço continuar lendo

Excelente. O juiz não pode agir pensando que está acima de Deus e resolvendo tudo na canetada. Existem pessoas, empresas que dependem deste serviço e ficar sem ele acarreta em grande prejuízo. Se tiver que regulamentar o WhatsApp, no sentido de que a polícia tenha acesso as conversas quando necessário, que o faça, mas sem ferir a liberdade de expressão e a privacidade dos demais usuários. continuar lendo