Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Ex-militar tem direito a regime previdenciário anterior à Funpresp

Funpresp.

Publicado por Leandro Brito Lemos
há 8 anos

Ex-militar tem direito a regime previdencirio anterior Funpresp Aquele que já ocupava cargo no serviço público anteriormente à regulamentação do regime previdenciário complementar, ao trocar de cargo, não pode ser compelido ao novo regime automaticamente. Essa foi a decisão do Juiz Titular da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

O autor era militar da Aeronáutica desde 2006, mas deixou a carreira ao ser aprovado em concurso público para o cargo de Técnico Judiciário do quadro pessoal do STF. Ao tomar posse e entrar em exercício no novo cargo, a Administração do STF decidiu impor o regime complementar de aposentadoria (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal – Funpresp) ao autor, ignorando o seu tempo de serviço militar anterior e sua condição antecedente de servidor público em sentido amplo.

Em essência, com a criação e regulamentação (Lei 12.618/2012) do regime de previdência complementar, o valor dos proventos (e pensões) no serviço público fica limitado ao teto do Regime Geral de Previdência Social. No regime anterior, os proventos são pagos na integralidade (caso o ingresso no serviço público seja anterior à EC 41/2003) ou pela média laboral das maiores remunerações (ingresso após EC 41/2003).

Representado o autor pelo Escritório MFBL & Advogados, alegou-se que a CF (§ 16 do art. 40 da CF) e a Lei 12.618/2012 dispõem que a aplicação do regime complementar previdenciário àqueles que adentraram o serviço público em data anterior à criação da Funpresp só pode ocorrer se houver prévia e expressa opção nesse sentido, não podendo o servidor que passa a ocupar novo cargo ser guindado automaticamente ao regime complementar, independentemente da natureza do cargo e do vínculo (regime jurídico) anterior.

Afirmou-se ainda que a data de ingresso na carreira militar deveria ser considerada como marco inicial de entrada no serviço público, uma vez que não houve solução de continuidade entre o exercício de um cargo (militar) e do outro (técnico judiciário). Ao fim, requereu-se que o autor fosse mantido no regime previdenciário anterior.

Ao examinar o caso no mérito, o Juiz Titular da 4ª Vara Federal esclareceu na Sentença que a CF “distingue claramente ‘serviço público’ de ‘cargo’, evidenciando que os efeitos previdenciários vinculam-se ao primeiro ingresso no serviço público, e não à data em que assumido determinado cargo em específico.” Assenta ainda que “o que se deve considerar é a vinculação ao serviço público, civil ou militar, de qualquer entidade dos diversos entes da federação e respectivos poderes.”

Diante desse contexto, o pedido foi julgado procedente para afastar a aplicação automática de regime previdenciário da Lei 12.618/2012, mantendo o autor no Regime Previdenciário anterior.

Processo 0026636-95.2015.4.01.3400

André Luis Nascimento P

http://www.mfbl.adv.br/ex-militar/

  • Sobre o autorAdvogado e contador com especialização em direito tributário
  • Publicações13
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1066
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-militar-tem-direito-a-regime-previdenciario-anterior-a-funpresp/386287312

Informações relacionadas

Rafael Costa Monteiro, Advogado
Notíciasano passado

Ex-militar que toma posse em cargo público tem direito à contagem de tempo anterior para vinculação ao regime previdenciário da União

Bruno Martins, Advogado
Artigoshá 5 anos

Estive no Exército e não Querem Aceitar meu Tempo Dizendo que Falta Contribuição

Recurso - TRF01 - Ação Art. 144 da Lei 8.213/91 E/Ou Diferenças Decorrentes - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra União Federal

Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Jurisprudênciaano passado

Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CIVEL: AC XXXXX-60.2015.4.01.3400

Ismar Viana, Advogado
Artigoshá 9 anos

Servidor de Tribunal de Contas e ausência de incompatibilidade com o exercício da advocacia

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)