Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Facebook é condenado por desativar perfil pessoal no Instagram

Músico buscou a justiça após ter sua conta banida do Instagram sem qualquer notificação ou justificativa.

ano passado

A Segunda Turma Recursal do TJ/PR negou por unanimidade de votos o recurso interposto pelo Facebook, mantendo a decisão do 2º Juizado Especial Cível de Londrina que condenou a rede social ao pagamento de R$ 4.000,00 pela desativação arbitrária do perfil do usuário.

O consumidor, músico de uma das mais conhecidas duplas sertanejas do Brasil, ajuizou ação contra o Facebook após ter seu perfil na rede social banido sem qualquer tipo de justificativa da empresa.

Nos autos, o Facebook informou que a desativação se deu por "Violação dos Termos de Uso da Plataforma", sem fazer qualquer menção específica quanto à violação do usuário.

O Juízo de 1º grau condenou a rede social na obrigação de reativar o perfil do usuário e ao pagamento de indenização no valor de R$ 4.000,00, o que foi mantido pela Turma Recursal ao observar a finalidade do perfil na rede social:

"Quanto aos danos morais, tem-se que demonstrada a utilização da conta pelo autor com fins profissionais, de modo que, considerada a complexidade das comunicações interpessoais oriundas da internet e seu caráter primordial ao exercício de determinadas atividades, em especial a artística, tem-se que a desativação imotivada do perfil do recorrido se traduz em abalo psicológico relevante e indenizável."

Deste modo, restou mantida a decisão que condenou o Facebook.

O advogado Gabriel Funfas atuou pelo autor.

  • Publicações3
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações98
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/facebook-e-condenado-por-desativar-perfil-pessoal-no-instagram/1752977504

Informações relacionadas

Jordan Afonso, Advogado
Notíciasano passado

Facebook é condenado a pagar indenização por falha na segurança do WhatsApp

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciahá 3 meses

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Cível: XXXXX-12.2023.8.26.0405 Osasco

Priscila Calisto, Advogado
Artigoshá 4 meses

Seu perfil no Facebook foi invadido por hackers? Você tem conhecimento de que pode ser possível buscar compensação por danos?

Roberto H F  Bianchini, Advogado
Artigoshá 4 meses

Como Recuperar Conta Hackeada no Instagram e Facebook

Julio Martins, Advogado
Artigoshá 4 anos

Bloqueio injusto pelo Facebook ou Whatsapp? Saiba o que fazer!

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente explanação continuar lendo