Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Fiquei Desempregado, Como Fica o Pagamento Da Pensão Alimentícia?

Publicado por Francisco Gomes
há 4 anos

Esta imagem no pode ser adicionada

Segundo pesquisa realizada no ano de 2019 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de desemprego atingiu a média de aproximadamente 13 milhões de brasileiros.

Nesse contexto, muitas pais que anteriormente estavam empregados, agora deparam-se com o DESEMPREGO, surgindo a seguinte dúvida: Fiquei desempregado, como fica o pagamento da PENSÃO ALIMENTÍCIA?

A resposta para essa pergunta é que o PAGAMENTO DOS ALIMENTOS deve continuar não devendo ser interrompido automaticamente com a justificativa do desemprego.

Isso decorre de uma lógica simples, mesmo que o responsável esteja desempregado à criança precisa de alimentação, higiene pessoal, cuidados com a saúde e outras coisas essenciais.

Portanto, o desemprego por si só não desobriga o pagamento dos alimentos e o responsável não pode automaticamente parar o pagamento já que os valores atrasados podem ser cobrados judicialmente. Vejamos o que estabelece o art. 528 do CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

Art. 528. No cumprimento de sentença que condene ao pagamento de prestação alimentícia ou de decisão interlocutória que fixe alimentos, o juiz, a requerimento do exequente, mandará intimar o executado pessoalmente para, em 3 (três) dias, pagar o débito, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo.

Caso o pai fique desempregado e precise reduzir o valor dos alimentos e essa condição de modificação da situação financeira não estiver estabelecida anteriormente na ação de alimentos, poderá fazer isso por meio de uma Ação Revisional.

Gostou do que Leu? Salve e compartilhe à publicação!

  • Publicações16
  • Seguidores72
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1379
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fiquei-desempregado-como-fica-o-pagamento-da-pensao-alimenticia/819825309

Informações relacionadas

Marcel Vitalino, Advogado
Modeloshá 3 anos

Pedido de prisão - Alimentos

Superior Tribunal de Justiça
Súmulahá 18 anos

Súmula n. 309 do STJ

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Segundo o conselho de uma juiza na audiência, o pai que vá vender balas na esquina para pagar a pensão. continuar lendo

Zuleica, muito obrigado pelo seu comentário. Ajuda muito para o Debate saudável. continuar lendo