Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Gato de Energia: Crime de Furto ?

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em gato de energia elétrica, porém podemos afirmar que todo e qualquer “gato” configura o crime de furto?

Publicado por Danielle Lima Rocha
há 4 anos

De acordo com o art. 155, § 3º, do Código Penal, para a configuração do crime de furto pressupõe que o bem móvel (energia elétrica) subtraído não tenha nenhum vínculo jurídico entre a concessionária de serviço público e o agente do delito. Por exemplo, hipótese em que o agente subtrai energia mediante ligação direta com a rede da concessionária, sem passar pelo medidor de consumo.

Já, no caso de o agente alterar o medidor ou desviar parte do consumo, mediante artifício, a obter vantagem indevida, o delito a ser imputado deve ser o de estelionato, previsto no art. 171 do Código Penal.

Portanto, o autor que cometer o “gato” estará sujeito a responder ação judicial nas esferas civil e penal.

Fonte: Rogério Sanches Cunha

  • Sobre o autorOAB/AM 15.481
  • Publicações2
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações119
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gato-de-energia-crime-de-furto/832629681

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)