Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Homem de 70 anos é condenado por matar vizinha por conta de horta comunitária

    Na tarde dessa quinta-feira, 9/11, o juiz do Tribunal do Júri de Santa Maria, em conformidade com a decisão soberana do júri popular, condenou Pedro Alves dos Santos, 70 anos de idade, à pena de 15 anos de prisão, pelo homicídio de Maria de Fátima da Silva, vizinha do acusado na época dos fatos.

    De acordo com os autos, no dia 4 de junho de 2016, por volta de 15h10, em via pública de Santa Maria/DF, o réu disparou arma de fogo contra Maria de Fátima, que foi a causa de sua morte. O crime foi cometido consistente em desentendimentos anteriores entre o acusado e a vítima, iniciados ao menos três anos antes, por conta da administração de uma horta comunitária na região. Maria de Fátima caminhava na rua quando o denunciado se aproximou sem que ela percebesse e, de repente, desferiu um único e certeiro disparo, na região cervical, ocasionando a morte da vítima no local.

    O Sr. Pedro Alves dos Santos foi condenado por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima (artigo 121, § 2º, incisos I e IV, do Código Penal). Ele irá cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado e não poderá recorrer da sentença em liberdade.

    Mês Nacional do Júri

    O julgamento ocorrido nessa quinta-feira é um dos diversos julgamentos agendados para acontecer neste mês de novembro, durante o Mês Nacional do Júri.

    A mobilização do Mês Nacional do Júri tem o objetivo de intensificar os julgamentos de crimes dolosos contra a vida, garantindo maior rapidez na tramitação de processos por meio de um esforço concentrado de julgamento durante todo o mês de novembro. A iniciativa, antes recomendada pela Enasp - Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, foi agora instituída oficialmente pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, por meio da Portaria n. 69/2017, assinada no dia 11/9. (Clique aqui e saiba mais sobre as determinações da Portaria).

    No decorrer do Mês Nacional do Júri, o TJDFT pretende julgar mais de 180 processos em 15 Circunscrições Judiciárias do DF. Para a pauta de julgamentos no Distrito Federal, foi dada a preferência aos processos com réus presos e aos mais antigos. O juiz João Marcos Guimarães Silva, titular do Tribunal do Júri de Taguatinga e gestor das Metas da Enasp no TJDFT, é quem coordena os trabalhos aqui no DF.

    O Mês Nacional do Júri é uma mobilização nacional do sistema de Justiça para levar, a julgamento, os responsáveis por crimes dolosos contra a vida (aqueles cometidos com intenção).

    Clique aqui e acompanhe a pauta de julgamentos dos Tribunais do Júri do DF no mês de novembro.

    • Publicações17734
    • Seguidores1336
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homem-de-70-anos-e-condenado-por-matar-vizinha-por-conta-de-horta-comunitaria/519462431

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)