Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Hospital responde solidariamente por erro de profissional médico

    Publicado por Jus Vigilantibus
    há 15 anos

    Hospital onde criança recebeu atendimento que a levou a morte, deve responder por erro de profissional médico. Com isso, a Fundação Luverdense de Saúde Hospital São Lucas localizado em Lucas do Rio Verde (distante 354 km ao norte de Cuiabá) teve seu Agravo de Instrumento no 36390/2009 negado pela Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A sustentação da decisão foi amparada pelo Código de Defesa do Consumidor, que responsabiliza objetivamente o hospital.

    A defesa do agravante aduziu a não existência de responsabilidade objetiva, pois o serviço prestado foi técnico-profissional ligado à atividade médica, não sofrendo interferência do hospital. Sustentou que apenas os profissionais que atenderam a criança deveriam ser responsabilizados. Disse que na decisão original houve erro jurídico, pois, a seu ver, não deveriam ser aplicadas as normas do Código de Defesa do Consumidor, e sim o Código Civil, que admite a denunciação dos médicos atendentes.

    Constam dos autos que a filha da agravada, de 10 anos de idade, caiu de bicicleta sofrendo uma fratura na clavícula. O médico que a atendeu no hospital apelante engessou o local machucado. No entanto o estado de saúde da paciente piorou e ela acabou sendo levada a Cuiabá, onde foi constatado erro no engessamento, com compressão do pulmão, coração e do tórax, ocasionando uma infecção pulmonar, motivo do óbito. A relatora, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, considerou correta a decisão original, em conformidade com os artigos 14 e 88 do Código de Defesa do Consumidor, que responsabiliza objetivamente o fornecedor pelos vícios do serviço disponibilizado. Destacou ainda a julgadora que a jurisprudência vem alargando o entendimento na direção do princípio da facilitação da defesa do consumidor em juízo (artigo do CDC).

    A decisão foi compartilhada pela desembargadora Clarice Claudino da Silva, primeira vogal convocada, e pela juíza Cleuci Terezinha Chagas, segunda vogal convocada.

    • Publicações9929
    • Seguidores82
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hospital-responde-solidariamente-por-erro-de-profissional-medico/1642430

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)