Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

IML confirma que morte da Advogada Tatiane Spitzner foi por asfixia mecânica

O marido dela, Luis Felipe Manvailer, está preso acusado pela morte. Corpo da vítima foi encontrado dentro de apartamento, no Centro de Guarapuava.

há 6 anos

Famlia de Tatiane Spitzner criou pginas nas redes sociais para incentivar a luta contra o feminicdio Foto ReproduoInstagram

O laudo do exame de necropsia do Instituto Médico-Legal (IML) confirmou que a morte de Tatiane Spitzner foi por asfixia mecânica, causada por esganadura e com sinais de crueldade. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (20) pelo diretor do IML, Paulino Pastre.

O corpo da advogada foi encontrado em 22 de julho dentro do apartamento onde ela morava com o marido, Luis Felipe Manvailer, em Guarapuava, na região Central do Paraná. Manvailer foi preso no mesmo dia, a mais de 300 km da cidade. Ele é réu em um processo por feminicídio e nega as acusações.

Segundo Pastre, o estudo feito pelos médicos legistas de Guarapuava indicava, desde o início, que se tratava de uma morte violenta, utilizando-se de constrição do pescoço, o que é chamado de esganadura.

"Todo o procedimento pericial realizado confirmou unanimemente, tanto os exames complementares realizados em Curitiba como o exame necroscópico lá em Guarapuava, que a Tatiane morreu e posteriormente caiu do prédio", disse o diretor do IML.

O diretor do IML explicou que vários elementos ajudam a comprovar que houve a esganadura, além da fratura do osso hioide, que fica na região do pescoço.

“O que foi mais importante a corroborar foram outros elementos da constrição da região cervical – por meio do emprego possivelmente das mãos, na esganadura – que imprimiu os próprios dedos, para falar em um linguajar mais simples, na musculatura cervical, fazendo um processo de edema, e que é constatável no exame”, detalhou.

Pastre informou que o corpo de Tatiane apresentava evidências de que houve luta antes da morte.

“Ela apresentava no seu corpo – e estão descritas no laudo – muitas marcas de luta”, pontuou.

Ainda conforme o diretor, o exame toxicológico indicou elevado grau de alcoolemia no corpo de Tatiane.

“O que sugere que ela estava bastante fragilizada até para se defender no momento”, afirmou.

O laudo foi concluído quase dois meses depois da morte. Segundo Pastre, esse período foi necessário porque o exame é complexo – um procedimento químico para descalcificação óssea.

A promotora Dúnia Rampazzo, responsável pelo caso, disse que os laudos trazem a certeza de que Tatiane foi morta dentro do apartamento.

"Os laudos nos comprovam que o acusado matou a vítima dentro do apartamento mediante esganadura, porque a morte da vítima foi produzida por asfixia mecânica, e posteriormente jogou o corpo da vítima pela sacada do apartamento", afirma.

Em nota, a defesa de Luis Felipe Manvailer, informou que, assim que for intimada sobre o conteúdo dos laudos, vai submetê-los aos assistentes técnicos com expertises nas matérias e que, só depois, vai de pronunciar no processo.

A família de Tatiane Spitzner informou, em nota, que a recebe com muita tristeza a confirmação de que a advogada "já estava morta quando foi jogada da sacada por Luis Felipe Manvailer".

Os advogados da família, que atuam como assistentes de acusação no processo, informaram que ainda não tiveram acesso acesso ao laudo, que a conclusão é mais uma prova de que Luis Felipe mente.

"Ele a matou dentro do apartamento, submetendo-a um período prolongado de violentas agressões físicas. Não houve suicídio, mas feminicídio e fuga do criminoso", diz a nota.


Fonte: G1 Paraná

  • Sobre o autorO sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz -Aristóteles
  • Publicações22
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1995
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iml-confirma-que-morte-da-advogada-tatiane-spitzner-foi-por-asfixia-mecanica/628045627

Informações relacionadas

Paulo Kubota, Administrador
Notíciashá 3 anos

Caso Tatiane Spitzner: Termina o primeiro dia do julgamento de Luis Felipe Manvailer, acusado de matar a esposa; veja como foi

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciashá 6 anos

Advogada morta: Justiça aceita alteração na denúncia contra Luis Felipe Manvailer

TJ-PR mantém prisão de acusado de matar Tatiane Spitzner

Sandra Mara Dobjenski, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

A interferência da mídia e a importância da prova pericial no processo judicial

Tribunal de Justiça do Paraná
Peçahá 9 meses

Petição - TJPR - Ação Acidente de Trânsito - Procedimento Sumário - contra Chubb do Brasil Companhia de Seguros

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)