Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Incorporação salarial de servidor só deve ser paga após ocorrer o trânsito em julgado da ação

    há 7 anos

    O servidor público conseguiu na justiça a incorporação dos quintos em relação ao exercício de função comissionada. O início desse período é marcado pela entrada em vigor da Lei 9.624/98, que autoriza o pagamento dos quintos e termina com a edição da Medida Provisória 2.225-45/2001, que transforma o benefício em uma vantagem que deixa de ser incorporada ao salário dos servidores públicos.

    A incorporação salarial de um servidor só deve ser efetivada quando o Estado não tiver mais possibilidades de entrar com recurso. O entendimento é do vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador Federal I’talo Fioravanti, que concedeu uma medida liminar, suspendendo o pagamento de adicional a um funcionário público até o julgamento de recurso.

    O servidor público conseguiu, através da justiça, a incorporação dos quintos em relação ao exercício de função comissionada. O início desse período é marcado pela entrada da Lei 9.624/98 em vigor, que autoriza o pagamento dos quintos e termina com a edição da Medida Provisória 2.225-45/2001, que transforma o benefício em vantagem que deixa de ser incorporada ao salário dos servidores públicos. A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região ordenou a incorporação imediata da vantagem na folha de pagamento do servidor, deixando as parcelas retroativas sujeitas ao processo de execução perante a Fazenda Pública. A medida deveria ser realizada no prazo de 30 dias, sob pena de multa diária de 100 reais.

    A Procuradoria-Regional da União na 1ª Região, no entanto, recorreu da decisão, alegando que houve violação à jurisprudência e a dispositivos legais. A unidade da AGU sustentou que o ordenamento jurídico permite apenas a obrigação de pagar a quantia em casos de restabelecimento de um direito, o que não era a situação do autor, pois ele em nenhum momento teve a incorporação implementada em seu contracheque.

    Os advogados da União também lembraram que o artigo 2º-B da Lei 9.494/1997 dispõe que a sentença que tenha por objeto a inclusão em folha de pagamento, e aumento ou extensão de vantagem, somente pode ser executada após o trânsito em julgado. A restrição ao deferimento de liminar para concessão de vantagem também está prevista no artigo da Lei 8.437/1992, combinado com os parágrafos 2º e do artigo da Lei 12.016/2009.

    A Procuradoria ressaltou, ainda, que o Supremo Tribunal Federal vem julgando procedentes recursos contra a antecipação de tutela, para que sejam promovidas incorporações de parcelas nos vencimentos dos servidores públicos, justamente porque, em sua natureza, a obrigação se destina ao pagamento imediato dos valores.

    Processo 0027874.67.2006.4.01.3400 – TRF1

    Fonte: Conjur

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações188
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/incorporacao-salarial-de-servidor-so-deve-ser-paga-apos-ocorrer-o-transito-em-julgado-da-acao/469551705

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 12 anos

    Sentença que determina pagamento de gratificação só deve ser executada após seu trânsito em julgado

    Jus Vigilantibus
    Notíciashá 15 anos

    Vencimentos atrasados de servidor reintegrado ao serviço público serão inscritos em precatório

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Jurisprudênciahá 9 meses

    Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Recurso Inominado Cível: RI XXXXX-74.2022.8.26.0360 Mococa

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 4 anos

    STF reafirma jurisprudência sobre incorporação de gratificações em valor menor que o integral

    Galvão & Silva Advocacia, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Direito Trabalhista e Incorporação de Gratificação: Esclarecimentos e Questões Comuns

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)