Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

INSS corta 53 mil benefícios por incapacidade neste ano

Publicado por Roberta Dantas
há 8 anos

Por Clayton Castelani do Agora

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já cortou 53 mil benefícios por incapacidade até julho deste ano, antes, portanto, do pente-fino que será iniciado neste mês pelo instituto.

No início do ano, o órgão apresentou ao Ministério do Planejamento um plano para reduzir despesas obrigatórias.

Para isso, assumiu o compromisso de revisar 500 mil auxílios-doença e 700 mil aposentadorias por invalidez que estavam sendo pagos há mais de três anos, segundo relatório do Ministério da Transparência.

Até julho deste ano, essa revisão resultou no cancelamento de 46 mil auxílios-doença e 7.000 aposentadorias, totalizando 53 mil benefícios cessados.

A economia gerada com esses cortes é de R$ 916 milhões ao ano.

E você vai ficar de braços cruzados esperando o INSS reconsiderar seu pedido sem ajuda técnica de um profissional?

O INSS vai continuar cortando tudo, e em seguida virá o pacote Temer para previdência, onde por exemplo há previsão da pensão por morte ficar entre 60% a 80% do que se paga hoje.

As noticias dos cortes, são diárias e progressivas, e o que tenho reparado é a inércia da população em buscar seus direitos.

É um auxilio maternidade sendo pago a menor ali, é um auxilo doença cortado lá, é um LOAS suspenso sem mais nem menos... E ao invés do cidadão procurar um advogado para este fazer seu trabalho técnico, seja administrativamente ou judicialmente, acreditam que vão conseguir resolver sozinhos no INSS... Ledo engano... Entenda que mesmo que o INSS reconheça um erro, ele não vai lhe devolver os valores corretos, com juros e correção devidos! Isso se reconhecer!

Já li aqui pessoas dizerem que fazer um recurso é "molezinha", deve ser porque a pessoa não sabe nada de direito, nem nunca frequentou por 5 anos uma faculdade e passou por um exame de ordem! Deve achar que basta pegar um modelo na internet e esta tudo bem, tiro de letra.. Será mesmo?

E enquanto isso o placar esta 10 x 0 pro INSS, e as pessoas enfrentam uma crise econômica e quedam-se inertes na esperança de que o Governo, no caso a previdência, reveja seu caso e lhe devolva o benefício.

Então, fica aqui uma dica, se forem prejudicados procurem seu advogado de confiança, de preferência especialista na área previdenciária, não esperem as regras mudarem e seu direito perecer.

Outras Fontes: http://www.conjur.com.br/2016-set-05/inss-nao-cortar-beneficio-ganho-justiça-dizem-advogados

Fonte: http://www.agora.uol.com.br/grana/2016/09/1814990-inss-corta-53-mil-benefícios-por-incapacidade-nest...

Outras Fontes: http://extra.globo.com/noticias/economia/pente-fino-do-inss-cancela-80-dos-auxilios-doenca-ja-avalia...

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/08/1806129-inss-muda-de-ideiaepode-cortar-na-hora-auxili...

https://robertadantasadv.com/

  • Sobre o autorAdvocacia Especializada
  • Publicações53
  • Seguidores92
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações220
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-corta-53-mil-beneficios-por-incapacidade-neste-ano/396436144

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Apenas uma pergunta Dra. Roberta Dantas: O que acha da Acão Civil Pública n. 0002320.59.2012.4.036183/SP e, se foi acordado com a Previdência Social, poque o INSS, em alguns casos não a cumpre, ex. caso no mesmo quadro abaixo. continuar lendo

Prezado Cristóvão Ornellas, é sobre essa ação civil pública a que se referes?:
https://www.google.com.br/amp/s/helianavs.wordpress.com/2013/02/03/revisao-do-artigo-29ii-da-lei-821391/amp/ continuar lendo

sim, alguma dúvida? continuar lendo

Acho que a baixa procura por advogados se deve por grande parte desses contribuintes estarem errados e saberem disso, afinal quem está acompanhando de perto sabe que inclusive tem gente pedindo para que o perito se apresse pois tem que pegar no trabalho.

O correto é que fosse avaliado a cada 6 meses os benefícios e isso não é feito, e nós estamos pagando para que pessoas que foram esquecidas pelo sistema continuem ganhando mesmo depois de estarem aptas ao trabalho.

Certamente quem realmente precisa e tenha seu benefício cortado irá procurar um advogado, as demais pessoas vão passar longe.

Além dos saudáveis, temos os que morreram e os parentes não comunicaram, os fantasmas, os que trabalham por fora e assim vai ... continuar lendo

Seria um verdadeiro mlagre se o que o Sr. relata, realmente acontecesse, ou seja, só judicialmente o beneficiário consegue receber o que lhe foi tirado injustamente, pelo cálculo do seu benefício, o qual foi calculado em cima da taxa de 100% sem descontar os 20%, digo isso, citando o meu próprio caso: Fui aposentado por invalidez após uma longa batalha judicial, nessa aposentadoria, me apresentaram o tal cálculo de 100%, na época, ninguem tinha conhecimento do índice correto, principalmente eu que estava bastante atordoado pela doenca (parkinson), me colocaram um acordo dizendo que se eu não aceitasse, não saberiam dizer quantos anos poderiam dar uma solucão. Entrei na Justiça requerendo a correcão do meu benefício, utilizando o índice de 80% dos maiores salários de contribuicão, a Justiça me negou alegando ACORDO HOMOLOGADO, agora quando consulto pela internete, o INSS me responde que não pode revisar meu benefício por ter um processo em andamento, como! se já Transitou em Julgado, por isso estou perdendo a confianca até na Justiça, estamos irremediavelmente perdidos. continuar lendo

Não sei se a resposta da Dra. Estefania se enquadra no meu caso e se a indireta e para mim, se for, gostaria que ela se inteirasse mais antes de fazer certos comentários, pois, se for, está completamente enganada, pois qualquer contribuinte é digno de respeito, até que se prove o contrario e, acho que que a baixa procura de advogados, se deve a competência, evidentemente que não é seu caso. continuar lendo