Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024

INSS não pode suspender auxílio-doença sem nova avaliação médica

Decisão judicial havia determinado o pagamento do benefício enquanto perdurar a incapacidade.

Decisão judicial havia determinado o pagamento do benefício enquanto perdurar a incapacidade

A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a manutenção de auxílio-doença a uma segurada enquanto perdurar a incapacidade comprovada por perícia médica, conforme decisão judicial transitada em julgado.

Após ter o auxílio-doença cessado na esfera administrativa, a autora solicitou à Justiça o restabelecimento, mas o juízo de Direito da Vara Única de Nuporanga/SP indeferiu o pedido. Ela, então, recorreu ao TRF3 informando que o benefício foi interrompido pelo INSS sem nova avaliação.

Determinação judicial deve ser observada

Ao acatar o recurso, o relator do processo, desembargador federal Newton De Lucca, explicou que o artigo 101, da Lei nº 8.213/91, autoriza a revisão do benefício por incapacidade no âmbito administrativo. No entanto, segundo o magistrado, o pedido de concessão de auxílio-doença foi julgado procedente na primeira instância, tendo constado de acórdão transitado em julgado que "deve ser mantido o auxílio-doença concedido em sentença enquanto perdurar a incapacidade, devendo ser comprovada mediante perícia médica."

Por fim, o relator observou que o benefício foi cessado administrativamente pela autarquia sem o crivo do Poder Judiciário. “Ao INSS compete observar a determinação judicial, sendo vedada a cessação do auxílio sem a realização da reabilitação profissional”, finalizou.

Agravo de Instrumento 5003290-78.2021.4.03.0000

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 Noticia:http://web.trf3.jus.br/noticias/Noticias/Noticia/ExibirNoticia/409891-inss-nao-pode-suspender-auxili... #dirietomedico #direitoprevidenciario #advogadas #noticias #inss #beneficioprevidenciario #direitoprevidenciario

  • Sobre o autorEspecialista em direito previdenciário (INSS)
  • Publicações3
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações94
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-nao-pode-suspender-auxilio-doenca-sem-nova-avaliacao-medica/1252178206

Informações relacionadas

Anderson Mangueira, Advogado
Modeloshá 8 anos

Modelo - Auxílio-doença - Restabelecimento de benefício cessado indevidamente

Fernando Henrique Schicovski, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo Ciência de Decisão/Sentença

Robson Pêgo Advogados, Advogado
Notíciashá 3 anos

INSS não pode suspender auxílio-doença de segurada sem nova avaliação médica

Heider Reis, Advogado
Modelosano passado

Ação de restabelecimento de auxílio por incapacidade temporária e/ou conversão em aposentadoria por incapacidade permanente com tutela de urgência

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Mandado de Segurança- Justiça Federal- Restabelecer - Beneficio Auxilio Doença Cessado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)