Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Juiz de Direito ensina: como escrever a Petição Inicial que todo juiz gosta de ler!

Fonte: Jota e Direito News

Publicado por Fernanda H
há 4 anos

Você se sente inseguro quando tem que escrever uma petição inicial? Possui algum tipo de dificuldade na hora de fazer a FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA, na hora de organizar os PEDIDOS ou até mesmo quando tem que fazer a narração dos FATOS em sua petição?

É bastante comum Advogados de qualquer área muitas vezes se sentir inseguro na escrita de uma peça, por não achar os fundamentos o suficiente para o caso, etc. Diante disto, foi feito uma pesquisa com alguns Magistrados e questionado acerca de como redigir uma boa petição.

Segue algumas dicas abaixo:

1) Objetividade

Quanto mais objetiva e reduzida for a petição, maiores chances da apreciação do juiz ser feita com mais cuidado. Peças com frases fora da ordem direta e com textos desnecessários dificultam a leitura e o entendimento.

Vale ressaltar: Existe um volume imenso de trabalho. Tem que haver clareza do que se está pedindo, colocando somente o necessário.

2) Seja breve

Não há necessidade de petições longas, uma boa petição deve possuir de cinco a 15 páginas. Caso o assunto seja mais complexo, os magistrados recomendam que as iniciais tenham até 20 páginas.

3) Evitem repetições

Quanto mais se repete argumentos e jurisprudência , maior será a perda de interesse na leitura.

Ex.: Não faz sentido trazer uma jusrisprudência de tribunal regional, sendo que já foi colocado na mesma petição uma jusrisprudência do STF. Assim, a primeira perde a relevância.

4) Documentos

Tentar colocar os documentos anexos enumerados e que os advogados evitem documentos "inúteis".

5) Descrição dos fatos

A descrição dos fatos é a parte mais importante da peça e a que mais tem sido negligenciada pelos defensores. Os advogados precisam ter uma noção clara do que aconteceu, os motivos que levaram seus clientes a realizar o pedido. Tudo isso deve ser colocado de forma clara e que faça sentido.

6) Design gráfico

Evitar o uso de palavras grifadas ou deixar frases com cores diferentes. Isso ajuda a deixar o documento com um visual limpo. A ferramenta do advogado é a linguagem, e não o design gráfico.

7) Leitura

O hábito da leitura é de extrema relevância para escrever. Só escreve bem quem for um bom leitor. Então, leitura de obras da literatura clássica e moderna, e não somente de livros jurídicos, deve fazer parte do cotidiano do profissional ou estudante.


Quer peticionar com todas as dicas acima em prática e com mais facilidade e agilidade? CLIQUE AQUI ;)

  • Publicações68
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações142
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-de-direito-ensina-como-escrever-a-peticao-inicial-que-todo-juiz-gosta-de-ler/812955724

Informações relacionadas

Heitor Marcos Valerio, Advogado
Modeloshá 2 anos

Reclamação Trabalhista

Petição Inicial - TJSP - Ação Declaratória de Inexigibilidade de Débito c/c Pedido de Indenização por Danos Morais com Pedido Liminar - Procedimento Comum Cível - contra C6 Bank

Altilinio Matias Louro, Advogado
Notíciashá 6 anos

Citações e frases jurídicas

Lucas Henrique Soares Ferreira, Bacharel em Direito
Modeloshá 4 anos

Modelo de Petição informando ao Juiz que não pretende produzir novas provas no processo.

Os 10 mandamentos da boa petição em arbitragem

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)