Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz do trabalho declara legitimidade de companheira para sacar FGTS de trabalhador falecido

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 12 anos

    Divulgação/Internet

    Juiz do trabalho declara legitimidade de companheira para sacar FGTS de trabalhador falecido

    O juiz do trabalho Antonio de Pádua Muniz Corrêa, titular da Vara do Trabalho de Santa Inês, declarou, de forma incidental, por sentença, a legitimidade da companheira de um trabalhador falecido que prestou serviços para o Município de Santa Inês. A companheira ajuizou ação trabalhista contra o município pedindo o reconhecimento, incidentalmente, da relação marital dela com o “de cujus” (falecido), a fim de, na qualidade de companheira, fazer o levantamento do FGTS depositado na conta do trabalhador. Com a decisão do juiz Antonio de Pádua, a companheira poderá receber o FGTS depositado pelo município.

    A declaração de legitimidade da companheira do trabalhador, segundo o magistrado, com base no artigo combinado com o artigo 325 do Código de Processo Civil (CPC), também foi embasada em documentos juntados no processo e em depoimentos de testemunhas, que afirmaram a existência de vida em comum por longa existência do falecido com a autora da ação.

    Ainda, de acordo com o magistrado Antonio de Pádua, para que a ação fosse julgada se constituía pressuposto de validade afirmar a legitimidade ou não da companheira para ajuizar a reclamação trabalhista.

    Sendo assim, a declaração de legitimidade reconhece o direito de a companheira pleitear em juízo os direitos trabalhistas do falecido, aplicando-se, também, ao caso a Lei nº 6858, de 24 de novembro de 1980, que dispõe sobre o pagamento, aos dependentes ou sucessores, de valores não recebidos em vida pelos respectivos titulares. “Hipótese a atrair também a incidência do artigo 1.790, inciso IV, do Código Civil Brasileiro”, ressaltou o magistrado.

    O juiz Antonio de Pádua declarou a nulidade de contrato de trabalho firmado entre o trabalhador e o Município de Santa Inês, uma vez que o trabalhador não fez concurso público. Por isso, o magistrado deferiu apenas o levantamento do FGTS do período contratual, por alvará judicial, para posterior pagamento à autora da reclamação.

    Suely Cavalcante

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-do-trabalho-declara-legitimidade-de-companheira-para-sacar-fgts-de-trabalhador-falecido/3005077

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)