Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024

Juiz não precisa seguir perícia quanto à relação entre doença e trabalho

há 8 meses


O laudo pericial não tem validade absoluta e pode ser desprezado pelo julgador, a partir do princípio do livre convencimento motivado ou da persuasão racional.

Com esse entendimento, a 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região condenou uma clínica a indenizar uma técnica de enfermagem diagnosticada com hérnia de disco devido ao trabalho pesado.

A ré foi condenada a pagar indenização por dano moral de R$ 50 mil e pensão mensal, em uma parcela única, referente à remuneração da empregada no período entre o afastamento previdenciário e a data em que ela completará 80 anos.

A partir de avaliação da clínica e das condições de saúde da autora, a perícia havia afastado a relação entre o trabalho e a doença degenerativa. Por isso, a 2ª Vara do Trabalho de São Gonçalo (RJ) negou as indenizações.

No TRT-1, o juiz convocado José Monteiro Lopes, relator do caso, notou que a clínica passou por obras antes da visita da perita médica.

Em outra ação, movida pela técnica de enfermagem contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Justiça estadual, o laudo pericial atestou que o trabalho contribuiu para o surgimento e a progressão da hérnia de disco. Naquele processo, a autarquia foi condenada a conceder auxílio-acidente à autora.

Lopes não viu provas de que a trabalhadora tinha a doença antes da contratação, "o que reforça o nexo de concausalidade indicado pela perícia realizada na Justiça comum".

Para conceder a indenização por danos morais, o magistrado levou em conta a incapacidade total e permanente para o serviço anteriormente desempenhado, a intensidade do sofrimento, a situação econômica das partes e a omissão da empresa.

Quanto à pensão, o relator ressaltou que a incapacidade de trabalhar na função anterior poderia diminuir o patrimônio presente e futuro da autora.

"O juiz não é escravo do laudo pericial", diz o advogado Fábio Toledo, que representou a técnica de enfermagem. "Caso isso fosse verdade, o laudo pericial seria uma sentença". Segundo ele, o perito precisa "proceder em todas as manobras para identificar a redução na capacidade do trabalho".

Clique aqui para ler o acórdão

(Por José Higídio / Fonte: @consultor_juridico)


📰 Leia também:

➡️ Banco de Peças Recursais Civeis - Redija com maestria todos os seus RECURSOS CÍVEIS.

➡️ 50 landig pages para advogados para aumentar a visibilidade online!

➡️ Petições Imobiliárias 2022 - Modelos completos de Petições de um das áreas mais rentáveis do direito!

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1098
  • Seguidores627
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-nao-precisa-seguir-pericia-quanto-a-relacao-entre-doenca-e-trabalho/1991453586

Informações relacionadas

Contexto Jurídico
Notíciashá 16 anos

Concessão de benefício negado na via administrativa – INSS

Jornada Trabalhista e Previdenciária, Administrador
Notíciashá 9 meses

Decisão do STF abre brecha para cobrança sindical retroativa e enxurrada de ações

Sua Primeira Ação, Jornalista
Modelosano passado

[Modelo Inicial] Ação de cobrança saldo do PASEP

Jornada Trabalhista e Previdenciária, Administrador
Notíciashá 4 meses

Prestadores de serviço de apps não têm relação de emprego, define projeto

Jornada Trabalhista e Previdenciária, Administrador
Notíciashá 6 meses

Golpe do falso advogado: policiais dão detalhes da operação

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)