Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Juiz tem que ficar no fórum e desembargador não pode ir ao tribunal apenas em dia de sessão

Publicado por Espaço Vital
há 9 anos

Juiz tem que ficar no frum e desembargador no pode ir ao tribunal apenas em dia de sesso

Há necessidade de mudar a Justiça do Brasil conclama o presidente da OAB-SP, advogado Marcos da Costa. Ele é enfático ao avaliar que a mudança passa pela implantação da obrigatoriedade de os juízes estarem presentes diariamente nos foros e os desembargadores comparecerem aos tribunais em todos os dias úteis, e não apenas como é, hoje, comum - nos dias de sessões de seus respectivos colegiados.

Costa avalia que a morosidade da Justiça é um fato e recorda quando ele era advogado iniciante, recém formado, há 30 anos: Uma apelação no Tribunal de Justiça era julgada muito rapidamente; demorava mais tempo para datilografar o acórdão do que o julgamento propriamente. Hoje, muitas vezes uma apelação demora dez anos para ser julgada.

O dirigente advocatício complementa que com a primeira instância desestruturada, processos chegam nos tribunais com tantas deficiências que decisões são anuladas e os processos voltam à estaca zero. As declarações foram dadas em entrevista concedida pelo advogado ao saite Consultor Jurídico, num longo bate-papo com os jornalistas Marcio Chaer e Marcos de Vasconcellos.

O dirigente da OAB-SP pontua que o Judiciário tem resistência a permitir que o advogado faça sustentação depois da apresentação do voto do relator. Mas, com isso, um equívoco poderia ser denunciado desde logo, não precisaria aguardar o final do julgamento para depois ser exposto na forma de recurso.

Marcos da Costa aborda também a (in) assiduidade de magistrados aos seus locais de trabalho: Precisamos acabar com a cultura de que juiz e desembargador pode trabalhar em casa. Juiz tem que ficar no fórum e desembargador não pode comparecer no tribunal apenas em dia de sessão.

O advogado também lembra que o maior demandante do Judiciário é o próprio Poder Público que, além de concorrer com o particular na demanda por prestação jurisdicional, não lhe concede os recursos necessários à melhoria de sua estrutura.

E arremata com uma crítica: Se nós tivéssemos um Judiciário que desse as respostas sociais com a qualidade e na velocidade que a sociedade espera, certamente, muitas dessas demandas e muitos desses anseios da sociedade deixariam de existir.

Leia a íntegra da entrevista no saite Consultor Jurídico. Clique aqui.

  • Publicações23538
  • Seguidores515
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1065
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-tem-que-ficar-no-forum-e-desembargador-nao-pode-ir-ao-tribunal-apenas-em-dia-de-sessao/166449719

Informações relacionadas

Espaço Vital
Notíciashá 12 anos

O juiz ausente é um funcionário público que falta ao trabalho

Advogados que atuam como procuradores municipais são isentos de bater ponto

Verbinski Loja Advogados, Advogado
Artigoshá 4 anos

Bloqueio Judicial: 12 Dúvidas de Quem teve seu Dinheiro Bloqueado

CNJ confirma que juiz deve morar na comarca

OAB - Rio de Janeiro
Notíciashá 12 anos

OAB/RJ aciona Corregedoria contra juízes de Campo Grande

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)