Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Juros Abusivos

Clientes insatisfeitos com práticas que consideraram abusivas, ajuizaram ação para revisar contratos de crédito rotativo e de financiamento para aquisição de bens.

Publicado por VALTER DOS SANTOS
há 8 anos

Quem nunca fez um financiamento e, ao verificar os juros percebe que há algum abuso por parte dos bancos.

Abaixo segue um exemplo dessa abusividade claramente configurada, que fora extraída de um contrato real do banco Santander.

Juros Abusivos

Tudo o que destaquei, configura cobranças indevidas e por conseguinte, abusiva e passível de indenização para o cliente lesado.

Tanto é assim que, recentemente um dos clientes que percebeu isto ingressou com uma Ação Revisional de Juros, o casou foi parar do Superior Tribunal de Justiça.

Veja qual foi o entendimento do STJ! AQUI

Antes porém, quero lhes alertarem que os juros estão em boletos, em contratos de financiamentos, ETC, os valores muitas vezes passam despercebidos por estarem embutidos em alguma outra cobrança e com nomes estranhos ao conhecimento do consumidor, e por isso muitos clientes não procuram a justiça.

Daí, só um cliente mais atento para perceber essa abusividade por parte das financeiras, e procurar imediatamente um profissional para lhe orientar.

Explico em poucas linhas o que é permitido e o que não é permitido aos bancos; tão logo percebe práticas desse tipo, é altamente recomendado que procure um advogado para que adote as providencias necessárias contra o banco.

Pois, as cobranças abusivas por parte dos bancos, geralmente são referentes aos juros remuneratórios e juros moratórios.

1. Juros remuneratórios (é a remuneração que o banco recebe para emprestar o dinheiro para o consumidor);

2. Juros moratórios (é os juros de mora é o atraso, caracteriza-se quando o consumidor não cumprir, a prestação devida na forma, tempo e lugar estipulados).

Só que o erro dos bancos é que o consumidor já paga esses juros para ter o dinheiro emprestado, cobrá-lo novamente caracteriza um abuso.

O atual Código Civil estabelece um teto para os juros de mora, ele deve ser obrigatoriamente de no máximo 1% ao mês, ou seja, 12% ao ano. Salvo se a taxa cobrada for mais vantajosa para o devedor, conforme súmula 379 do STJ.

Gostou? Compartilhe! E tire as dúvidas de mais pessoas...

  • Sobre o autorProfessor
  • Publicações345
  • Seguidores500
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2756
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juros-abusivos/359678067

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Ceará
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça do Ceará TJ-CE - Apelação Cível: AC XXXXX-77.2019.8.06.0101 Itapipoca

Alessandra Camargo Gerloff, Advogado
Notíciasano passado

Juros abusivos

Juros abusivos - Revisão

Thiago Ribeiro, Advogado
Notíciashá 5 anos

Juros Abusivos cobrados nos empréstimos!

Lorena Pontes, Advogado
Notíciashá 2 anos

Juros abusivos

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

como faço pra ir no escritório dos advogados continuar lendo